19.2 C
São Mateus do Sul
quarta-feira, maio 8, 2024
InícioCidadesEx-narrador esportivo da Rádio Najuá morre aos 64 anos

Ex-narrador esportivo da Rádio Najuá morre aos 64 anos

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
Agostinho da Rosa morreu por conta de complicações de um câncer (melanoma) na coluna e no cérebro. Foto: Bete Budel/Arquivo

O técnico em contabilidade e narrador esportivo, Agostinho da Rosa, faleceu nesta quarta-feira em sua casa em Irati. Ele tinha 64 anos e morava no bairro Floresta. A causa da morte foi um câncer (melanoma) na coluna e no cérebro, que havia sido diagnosticado recentemente.

O filho de Agostinho, Carlos Henrique da Rosa, que é contador, auditor e gerente operacional de grãos na Fazenda Xanadú, disse à Najuá que o pai faleceu menos de três semanas depois de receber o diagnóstico. “Ele ficou internado por duas semanas no hospital Evangélico Mackenzie, em Curitiba, onde passou por uma cirurgia para colocar um dreno na cabeça. Depois disso foi liberado sábado passado e permaneceu em casa desde então. Teve complicações com o avanço da doença e anemia profunda e faleceu hoje em casa”, relatou Carlos.

Agostinho se formou em técnico em contabilidade em 1978 no Colégio São Vicente, em Irati. Atuou 45 anos no ramo e era um renomado contador em Irati, sua cidade natal. Exerceu a contabilidade em seu escritório Aze Contábil. Mesmos com alguns problemas de saúde não abandonou sua atividade, exercendo sua profissão até o período em que descobriu o câncer. Em 2019, Agostinho realizou um transplante de fígado, mas desde então viveu uma vida sem complicações, conforme relato do filho Carlos.

Agostinho também era apaixonado por esporte e ficou conhecido no município pelas narrações de futebol. Trabalhou nas rádios Difusora, Vale do Mel e Najuá, em Irati, Copas Verdes, em Prudentópolis, e Alvorada, em Rebouças. Somente na Difusora atuou mais de 20 anos. A sua última experiência na narração esportiva foi na Najuá, onde ingressou em 2011 e permaneceu por alguns anos. Trabalhou neste meio desde a década de 1980. O radialista e também narrador esportivo da Najuá, Ademar Bettes, trabalhou com ele quase 20 anos na Difusora. Ele relembra que o amigo tinha uma forma de fazer o giro do placar durante as transmissões esportivas da Najuá. “Najuá, emoção e vida no futebol”, era a forma como ele costumava dar a “deixa” para a participação de Ademar no estúdio da rádio.

Em 2017, Agostinho da Rosa foi homenageado pela secretaria de Esportes de Irati durante a Copa Imprensa de Futsal, que nesta edição recebeu o seu nome. O narrador esportivo esteve presente na final e participou da cerimônia de premiação, que consagrou o time da Wisa como campeão.

Agostinho da Rosa nasceu no dia 28 de agosto de 1958 e era natural de Irati. Ele deixou os filhos Carlos e Gilcarlos da Rosa, que é administrador. Os irmãos pretendem dar prosseguimento ao seu legado contábil administrando o escritório do pai.

O velório de Agostinho está acontecendo na Capela Mortuária Santa Rita, em Irati. Já o sepultamento ocorrerá nesta quinta-feira, às 10 h, no Cemitério Municipal de Irati.

Texto de Rodrigo Zub/Najuá

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas