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Hospital do Trabalhador em Curitiba faz parto com apoio de intérprete de libras

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Um parto registrado na maternidade do Hospital do Trabalhador (HT), em Curitiba, virou exemplo de inclusão social. Todo o processo de orientação e procedimentos da cesariana foram traduzidos em Libras para Rosilene Gregório, de 32 anos, que é deficiente auditiva desde os dois anos de idade. A iniciativa fez parte das ações para ampliar a acessibilidade e reforçar o atendimento humanizado proposto pelo Governo do Estado.

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Terceiro filho de Rosilene, Teodhoro Gregório nasceu com 3,4 quilos e foi o primeiro da família em um parto traduzido integralmente para deficientes auditivos, fazendo com que este momento se tornasse ainda mais emocionante. “Estou muito feliz e grata, porque para o surdo é muito difícil essa comunicação e com a intérprete fica mais fácil. É muito importante essa acessibilidade. Agora eu e meu filho estamos bem e espero que esse serviço possa chegar em mais hospitais”, afirmou a mãe.

Fotos: Ari Dias/AEN

O caso de Rosilene foi o primeiro deste ano no HT, que é o maior hospital da Secretaria estadual da Saúde. No ano passado a unidade registrou outros dois partos com presença de intérprete. O serviço é oferecido pela prefeitura de Curitiba, por meio da Central de Libras. Sandra Mara Mathias foi a intérprete que traduziu um dos momentos mais importantes da vida de Rosilene.

“A dificuldade dos surdos dentro da sociedade vai muito além do dia a dia, há necessidades de comunicação em todas as áreas. Ver que ela entendia claramente as informações que o médico estava passando, especialmente naquele momento, foi muito emocionante, não tem como descrever a importância desse trabalho, de traduzir para o surdo, na língua deles, de maneira clara, algo tão especial”, disse Sandra.

Fotos:Ari Dias/AEN

Embora casos como o de Rosilene não sejam comuns na rotina hospitalar do CHT, a unidade realiza anualmente, com apoio de instituições parceiras, um curso de Libras para os profissionais e disponibiliza pelo menos uma vaga por setor. O objetivo é expandir o conhecimento e aprimoramento da língua para auxiliar os pacientes desde a realização de consultas, até procedimentos cirúrgicos.

“Os serviços de saúde precisam estar preparados para atender todo o tipo de paciente que necessite de atendimento, independente da condição ou dificuldade que exista naquele momento. Essa acessibilidade faz com o que o serviço seja mais humanizado e possibilita que o paciente entenda perfeitamente todo o processo que está sendo realizado”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

AEN PR

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