Correção: inicialmente havia sido divulgado que o deputado havia sugerido o investimento para a região. No entanto, na fala do parlamentar, ele afirma que os recursos devem ser aplicados 100% em São Mateus do Sul. O texto foi atualizado.
O deputado federal Tadeu Veneri (PT) sugeriu em uma entrevista à RDX FM no mês passado, que o valor relacionado à cobrança de royalties sobre a operação da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), seja investido 100% em São Mateus do Sul para a construção de um contorno na BR-476, para a retirada dos veículos pesados que passam pelo município.
Em sua fala, o representante do Paraná na Câmara Federal, em Brasília, lembrou que a proposta envolve o pagamento parcelado, dos quais 302 milhões de reais já se encontravam provisionados nas demonstrações financeiras da empresa, segundo comunicado da companhia.
“Desde o início, o Governo do Estado informou ter R$ 300 milhões em caixa, oriundos da multa da Unidade SIX, por conta dos royalties da Petrobras. Nada mais justo que esse dinheiro seja aplicado 100% aqui em São Mateus do Sul, porque foi o município que perdeu a SIX, então o dinheiro tem que ser investido aqui”, disse.
O parlamentar analisa que o valor deveria ser injetado na construção de um contorno da BR-476 e na recuperação da rodovia, que na avaliação dele, ajudaria no desenvolvimento não somente de São Mateus do Sul, mas de toda a região Sul e Centro-Sul do estado.
“Isso iria criar um novo ciclo de desenvolvimento para a região, auxiliando no trânsito de caminhões que passam por aqui. Já disse ao Governo do Estado, de fazer essa recuperação e o contorno. Já que não vai ‘gastar’ R$ 150 milhões para a BR-476, que faça esse investimento aqui em São Mateus do Sul, isso contribuiria e muito no desenvolvimento de toda a nossa região”, afirmou.
Obra de revitalização da BR-476 será feita pelo Governo Federal
A obra de revitalização da rodovia BR-476, entre União da Vitória e São Mateus do Sul, será realizada pelo Governo Federal, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Após uma reunião há cerca de 15 dias, na qual o Governo do Paraná se dispôs a assumir o trecho e fazer uma obra utilizando o chamado whitettoping (concreto), o Ministério dos Transportes ficou de analisar a questão e dar uma resposta. Pois ela veio nesta quarta-feira.
No mês passado, o deputado federal Tadeu Veneri revelou que em conversa com o diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, ficou definido que o Governo Federal será o responsável pela obra. Na reunião mais recente, os representantes do Ministério dos Transportes já haviam dito que a delegação da rodovia ao estado do Paraná demandaria muito tempo, atrasando o início das obras.
“O DNIT já fez todo o estudo da obra em pavimento flexível (asfalto). Há recuros do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), será refeita praticamente toda a estrutura da rodovia, toda parte de drenagem, tudo que precisa para dar segurança à rodovia. Isso já está tudo concluído. O edital deve ser publicado nos próximos dias e até o final do mês de junho a licitação pode ser finalizada. O início da obras deve acontecer no mês de setembro, com prazo de conclusão de 18 a 24 meses. É uma obra complexa, mas que finalmente estamos conseguindo que saia do papel. Esperamos também ter uma solução para aquele trevo de Paulo Frontin que é bastante absurdo. E, depois, buscar a revitalização de União da Vitória à General Carneiro”, comentou o deputado Tadeu Veneri.