28.6 C
São Mateus do Sul
domingo, abril 28, 2024
InícioCidadesPrefeitura de Pontal do Paraná cai em golpe e deposita mais de...

Prefeitura de Pontal do Paraná cai em golpe e deposita mais de meio milhão em conta fraudulenta

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
O pagamento era direcionado para a empresa que realiza a coleta do lixo no município. Foto: Jaelson Lucas/ANPr.

A Prefeitura de Pontal do Paraná caiu no chamado golpe do e-mail falso e depositou R$ 573.293.66 em uma conta fraudulenta. O pagamento, realizado em dezembro de 2021, era direcionado para a empresa que realiza a coleta do lixo no município, a HMS Transportes e Locação de Caçambas Ltda, mas os valores acabaram em uma conta indicada pelos golpistas. Segundo a Prefeitura, que chegou a registrar um Boletim de Ocorrência, a mudança foi solicitada em um e-mail.

A Banda B teve acesso ao texto do e-mail enviado para a Prefeitura com a indicação para que fosse mudada a conta. O e-mail foi encaminhado no dia 09 de dezembro de 2021. Os golpistas solicitam a alteração, encaminhando os novos dados, e ainda pedem a confirmação de recebimento.

O golpe foi descoberto quando a HMS Transportes e Locação de Caçambas questionou a Prefeitura sobre um possível atraso de dois pagamentos, já que os valores devidos não tinham sido depositados. Ao perceber o erro, a Prefeitura acionou o Banco Stone, responsável por intermediar os pagamentos, e solicitou que os valores fossem bloqueados.

Em nota, a HMS lamentou o fato de o “setor financeiro da Prefeitura de Pontal do Paraná sem verificar a origem do e-mail ou confirmação junto a HMS ou membros de sua diretoria, efetuou os pagamentos em conta fraudulenta…”. A empresa informou ainda que não recebeu pelos serviços realizados e que constam nas duas notas fiscais citadas no processo em questão, mas que mesmo assim segue prestando os serviços contratuais com a Prefeitura de Pontal do Paraná.

A Prefeitura de Pontal do Paraná respondeu ao contato da Banda B por meio de nota. Leia na íntegra:

“O Município de Pontal do Paraná vem a público esclarecer que com relação ao pagamento efetuado em conta aberta de modo, ao que parece, fraudulento, com todos os dados da empresa HMS TRANSPORTES E LOCAÇÃO DE CAÇAMBAS LTDA, no valor de R$ 573.293.66 (quinhentos e setenta e três mil, duzentos e noventa e três reais e sessenta e seis centavos), referente à execução de serviços de coleta de lixo, esta municipalidade já adotou todas as medidas administrativas junto à STONE INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTOS S.A e, ainda judicialmente.

Esclarece que comunicou o fato à policia civil, sendo lavrado Boletim de Ocorrência, e que ajuizou a devida ação judicial e o Poder Judiciário concedeu liminar para bloqueio de valores existentes na conta em nome da HMS Transportes e Locação de Caçambas Ltda junto a Stone Instituição de Pagamento S.A.

Por fim, esclarece que não há paralisação os serviços de coleta e transporte dos resíduos em virtude do fato ocorrido e que o Município está aguardando a resposta oficial da STONE INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO S.A, para proceder o pagamento à empresa.”

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas