A Sociedade Beneficente São Camilo – Hospital Regional de Caridade Nossa Senhora da Aparecida faz segunda captação de órgãos em União da Vitória na última terça-feira (7). Familiares do jovem são-mateuense Robson Jorge Marcondes de Lima, 25 anos, diagnosticado com morte cerebral, liberaram a doação e beneficiou no mínimo 7 pessoas que estavam na fila de espera.
De acordo com a publicação do Hospital São Camilo, a Central de Transplantes do Estado enviou profissionais médicos, para captar e transportar os órgãos para a capital, de acordo com o protocolo. O transporte teve o apoio da 6ª Regional de Saúde, que disponibilizou veiculo para a condução desses órgãos até as instituições onde serão realizado o transplante.
A equipe médica explica que para que o processo tenha sucesso é fundamental a articulação da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) que tem a função de encontrar possíveis doadores de órgãos, quando tem diagnóstico de morte encefálica. “Importante que aconteça uma adequada conversa com a família do doador, que de fato autoriza o processo”, explica o gerente de enfermagem do Hospital Valter Augustinho de Oliveira.
No Brasil, a doação de órgãos só é realizada após a autorização familiar, por isso é importante expressar esse sentimento com os mais próximos, com essa atitude foi possível beneficiar no minimo 7 pessoas que estavam na fila de espera por um órgão.