Um menina de três anos se afogou na manhã desta terça-feira (8) após cair em uma piscina em Cascavel, no oeste do Paraná, de acordo com o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siatae). O caso foi registrado no Bairro Pinheiros Catarinenses.
O médico do Siate, Clederson Bittencourt, que participou do socorro à vítima, afirmou que ao chegar no local, a família não soube precisar por quanto tempo a menina ficou submersa.
“Foi identificado que a criança estava em parada cardiorrespiratória e de momento já iniciaram a massagem. […] Após uns quarenta minutos de reanimação, nós obtivemos êxito e conseguimos trazê-la de volta”, informou o médico.
Na sequência, a equipe levou a vítima para o Hospital Universitário de Cascavel (HU). Em frente ao local, a menina teve mais uma parada cardíaca e foi reanimada após cerca de cinco minutos de manobras.
De acordo com o médico, o quadro de saúde dela é grave.
“Infelizmente o estado de saúde dela é grave. Uma criança que tem uma parada cardíaca por esse período, a gente espera que não, mas é possível que tenha um dano neurológico”, afirmou o médico.
As causas do acidente devem ser apuradas.
Orientações
Confira orientações para evitar acidentes na água, em especial com crianças:
- Supervisionar e manter um adulto junto com a criança, de preferência dentro da água;
- Usar colete salva-vidas ou boias
- Instalar grades, lonas ou cercas para evitar que a criança chegue perto da piscina.
- Não deixar baldes ou outros recipientes com água ao alcance das crianças.
- Evitar brincadeiras na beira da piscina
Reportagem: G1 Paraná