16.9 C
São Mateus do Sul
sexta-feira, abril 26, 2024
InícioMeio AmbienteMeio Ambiente divulga nota informativa sobre fauna silvestre local

Meio Ambiente divulga nota informativa sobre fauna silvestre local

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img

A Secretaria de Meio Ambiente de São Mateus do Sul divulgou nesta segunda-feira (9), uma nota informativa sobre a fauna silvestre local. A nota foi lançada após a confirmação de que um lobo-guará foi visto no quintal de uma residência na Vila Verde e a suspeita de que uma onça-parda estivesse próximo a área urbana.

“A fauna silvestre da nossa região é muito rica, composta de diversos animais tais como suçuaranas (onça parda), veados, lobos, tamanduás, entre outros. Cada animal tem o seu comportamento característico e isso pode ser influenciado por diversos fatores, por exemplo, expansão urbana, procura de água, procura de comida, entre outros”, diz a nota.

Nas redes sociais, uma moradora diz ter visto na semana passada uma onça parda próximo a entrada da Vila Verde. “[o animal] Passou de um lado da BR para o outro, se cuidem quem mora para aqueles lados. Foi assustador ver um animal grande daquele pulando com facilidade aquele muro para o outro lado. Tenho certeza que muitas pessoas também viram”, disse em sua publicação.

Mesmo sem a notificação oficial se realmente o animal está na região, a Secretaria de Meio Ambiente reforça em nota os cuidados que precisam ser tomados.

“O mais importante é saber que esses animais não são domesticados e que podem ser possíveis transmissores de alguma zoonose. Então caso você se depare com algum deles, vale lembrar que precisamos respeitá-los, evitar contato/manter distância (mesmo se o animal estiver morto) e comunicar as autoridades competentes.”

O Corpo de Bombeiros também pode ser acionado via 193 caso algum animal silvestre seja visto na região, assim como a Secretaria de Meio Ambiente no (42) 3912-7114.

Cláudia Burdzinski
Cláudia Burdzinski
Jornalista e Repórter RDX FM - Portal RDX

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas