Meio Ambiente divulga nota informativa sobre fauna silvestre local

A Secretaria de Meio Ambiente de São Mateus do Sul divulgou nesta segunda-feira (9), uma nota informativa sobre a fauna silvestre local. A nota foi lançada após a confirmação de que um lobo-guará foi visto no quintal de uma residência na Vila Verde e a suspeita de que uma onça-parda estivesse próximo a área urbana.

“A fauna silvestre da nossa região é muito rica, composta de diversos animais tais como suçuaranas (onça parda), veados, lobos, tamanduás, entre outros. Cada animal tem o seu comportamento característico e isso pode ser influenciado por diversos fatores, por exemplo, expansão urbana, procura de água, procura de comida, entre outros”, diz a nota.

Nas redes sociais, uma moradora diz ter visto na semana passada uma onça parda próximo a entrada da Vila Verde. “[o animal] Passou de um lado da BR para o outro, se cuidem quem mora para aqueles lados. Foi assustador ver um animal grande daquele pulando com facilidade aquele muro para o outro lado. Tenho certeza que muitas pessoas também viram”, disse em sua publicação.

Mesmo sem a notificação oficial se realmente o animal está na região, a Secretaria de Meio Ambiente reforça em nota os cuidados que precisam ser tomados.

“O mais importante é saber que esses animais não são domesticados e que podem ser possíveis transmissores de alguma zoonose. Então caso você se depare com algum deles, vale lembrar que precisamos respeitá-los, evitar contato/manter distância (mesmo se o animal estiver morto) e comunicar as autoridades competentes.”

O Corpo de Bombeiros também pode ser acionado via 193 caso algum animal silvestre seja visto na região, assim como a Secretaria de Meio Ambiente no (42) 3912-7114.

Cláudia Burdzinski

Jornalista e Repórter RDX FM. Instagram: @claudiaburdzinski

Ler anterior

Adolescente está desaparecida e familiares estão à sua procura

leia a próxima

Falecimento de Thadeu Riski