21.3 C
São Mateus do Sul
domingo, abril 28, 2024
InícioPolíticaDep. Renato Freitas protocola pedido de cassação de mandato de Ademar Traiano

Dep. Renato Freitas protocola pedido de cassação de mandato de Ademar Traiano

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
Reprodução

O deputado estadual Renato Freitas (PT) protocolou, nesta sexta-feira (8), um pedido de cassação do mandato de Ademar Traiano (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), por quebra de decoro parlamentar.

O documento foi protocolado no Conselho de Ética da Alep.

O pedido acontece dias depois de o g1 noticiar que Traiano confessou ao Ministério Público do Paraná (MP-PR) que pediu e recebeu propina de Vicente Malucelli, empresário que tinha um contrato de prestação de serviço com a Assembleia Legislativa. Os pagamentos ilícitos foram feitos dentro da Alep e no hall do prédio onde o deputado mora.

A confissão veio à tona após ser mencionada em processo por quebra de decoro movido por Traiano no Conselho de Ética da Casa contra o deputado Renato Freitas. Leia mais a seguir.

O pedido destaca a confissão e solicita a instauração de um processo disciplinar.

“Tendo em vista a gravidade da conduta é de suma importância e necessidade a instauração de procedimento disciplinar para apurar os fatos ocorridos narrados nesta exordial, concluindo para a repressão da conduta do deputado estadual Ademar Traiano e a determinação de perda de seu mandato”, afirma o documento.

Freitas afirma, no documento, que Traiano descumpriu itens do Regimento Interno da Assembleia Legislativa, documento com as normas disciplinadoras da organização e do funcionamento da instituição.

O deputado cita o artigo 271, que considera como incompatível com o decoro parlamentar a prática de atos que infrinjam as regras de boa conduta nas dependências da Assembleia Legislativa do Paraná.

Em delação premiada, o empresário Vicente Malucelli detalhou que um dos pagamentos de propina a Traiano aconteceu no gabinete da Presidência da Alep.

O mesmo artigo afirma que “o percebimento de vantagens indevidas, tais como doações, benefícios ou cortesias de empresas, grupos econômicos ou autoridades públicas” também vai contra a ética parlamentar.

“Não basta o descaso com a administração pública, tem-se também o descabimento de realização de ato ilícito dentro deste respeitável Parlamento. Há de se questionar como fica a memória do honorável edifício Tancredo Neves perante a sociedade paranaense quando aparece continuamente em reportagens televisivas mostrando que suborno são recebidos no seu interior ou anexos. É inegável o ato de quebra de decoro”, afirma o pedido.

Além disso, Freitas destaca que o Regimento Interno prevê que a prática de ato ilícito – e não sua punição ou condenação – é incompatível com a ética e o decoro parlamentar.

Na última quinta-feira (7), o g1 questionou Traiano sobre a confissão. O deputado afirmou que “não há nenhuma investigação em andamento sobre os documentos divulgados”.

Isso ocorre porque o parlamentar firmou, em dezembro de 2022, um Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), que previa que os signatários deveriam confessar o crime e devolver o dinheiro recebido indevidamente e, em troca, não seriam processados na Justiça.

O documento protocolado por Freitas reforça que o acordo só pode ser proposto quando não se trata de caso de arquivamento.

“Com isso, concluímos que há, necessariamente, materialidade delitiva e indício de autoria, que se consubstancia em autoria comprovada mediante a confissão”, consta o pedido.

Sobre o pedido de cassação de mandato, o deputado Ademar Traiano afirmou que “não tem conhecimento”.

Leia a reportagem completa no g1 Paraná

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas