No horário aproximado das 16h desta terça-feira, 9, um caso de estelionato foi reportado por uma vítima que caiu em um golpe por telefone. A vítima relatou que recebeu contatos de um número desconhecido, cujo indivíduo se passava por representante de um banco. O golpista afirmava poder aumentar o limite do cartão de crédito da vítima.
Com a promessa de um aumento rápido e sem burocracias, foi solicitado à vítima que efetuasse um pagamento via PIX para concretizar a transação. Sem desconfiar, a vítima realizou dois pagamentos para diferentes CNPJs, confiando na promessa de que os valores seriam estornados e sua fatura de cartão de crédito seria zerada em 48 horas.
No entanto, após 72 horas, as promessas não se concretizaram e a vítima começou a suspeitar de que poderia ter sido vítima de um golpe. Essas suspeitas foram reforçadas quando o banco emitiu um aviso sobre possíveis golpes desse tipo.
Diante desses fatos, um boletim de ocorrência foi confeccionado e os documentos relativos às transações foram anexados como evidências. Além disso, a vítima recebeu orientações pertinentes para lidar com a situação.
Esse caso serve como alerta para a importância de sempre verificar a autenticidade de contatos telefônicos que solicitam informações pessoais ou financeiras e de desconfiar de promessas de ganhos rápidos e fáceis.
Reportagem: VVale