O Colégio Estadual São Mateus (CESM) iniciou nesta segunda-feira (10), o modelo presencial das aulas que estavam sendo feitas apenas de forma remota por conta da pandemia da covid-19. O CESM foi a primeira instituição estadual de São Mateus do Sul que iniciou esse modelo de ensino, seguindo orientações do Núcleo Regional de Educação (NRE).
O NRE explica que será adotado o modelo híbrido de ensino, ou seja, parte dos alunos assistirá às aulas presencialmente, em sala de aula, enquanto a outra parte acompanhará remotamente.
Logo na entrada é aferido a temperatura dos alunos.
Em seguida os alunos recebem álcool em gel.
As salas de aula atendem normas de biossegurança respeitando o distanciamento e número de alunos.
Telma Staniszewski, diretora do CESM, destaca que toda a equipe passou por treinamentos para o recebimento dos alunos em segurança. Na região, seis colégios voltaram de forma presencial, sendo o CESM, um colégio de Porto Vitória e quatro de União da Vitória.
Telma explica que os pais têm total liberdade para optar em escolher ou não a volta presencial dos filhos. “Quem não se sentir seguro pode continuar estudando de casa acompanhando a distância”, diz. Neste período as linhas dos ônibus escolares não voltaram.
A princípio voltaram as aulas no período da manhã as turmas dos cursos técnicos de meio ambiente e química, a tarde sala de recursos e a noite as turmas de meio ambiente e química.
Percebemos que foi bem tranquilo. Passamos de sala em sala para conversarmos com os alunos e percebemos uma maturidade e responsabilidade por parte deles em relação aos procedimentos de segurança e higienização.”