17.2 C
São Mateus do Sul
sábado, abril 27, 2024
InícioEducaçãoSecretaria de Educação cancela Atividade Paraná após problemas técnicos em plataforma online

Secretaria de Educação cancela Atividade Paraná após problemas técnicos em plataforma online

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
Avaliação era para substituir a Prova Paraná e avaliar aprendizado de 900 mil alunos da rede estadual de ensino. Centro que desenvolveu a plataforma reconheceu as falhas técnicas.
Foto: PORTAL RDX.

A Secretaria da Educação e do Esporte (Seed) cancelou a Atividade Paraná, nesta quarta-feira (9), após alunos da rede estadual de ensino relatarem que não conseguiram fazer a prova por problemas na plataforma online.

Cerca de 900 mil alunos fariam a atividade diagnóstica nesta quarta. Segundo a Seed, a avaliação era para substituir a Prova Paraná e avaliar o nível de aprendizado pelo ensino remoto, dos estudantes do 6º ano ao ensino médio.

Conforme a Seed, a prova seria aplicada em uma ferramenta desenvolvida pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, ligado à Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), de Minas Gerais.

De acordo com o diretor de Educação da Seed, Roni Miranda Vieira, a pasta buscou pela solução do problema para manter a prova, mas o CAEd não conseguiu resolver a situação.

“Quem é dono da plataforma é o CAEd, e a gente pediu que ele solucionasse o problema. Eles nos passaram um prazo de solução de problemas que era até as 12h e não conseguiram resolver, não deram a resposta que a gente esperava. Então, como eles não conseguem entregar essa solução, a gente resolveu suspender a Atividade Paraná hoje.”

O CAEd reconheceu as dificuldades técnicas que impediram a realização da prova e disse que a aplicação do exame não previa custos adicionais ao cofres do governo estadual.

Site da prova apresentou instabilidade técnica, segundo a Seed — Foto: RPC/Reprodução.

O diretor disse ainda que a secretaria desenvolverá algum tipo de instrumento de avaliação para tentar utilizar em outro momento ou realizará a Prova Paraná.

“Se a gente tiver uma perspectiva agora, com o avanço da vacinação, da volta às aulas, se a gente conseguir consolidar a volta às aulas, a gente tem a Prova Paraná. A Prova Paraná nossa que está pronta, e a gente pode aplicar aos nossos estudantes de todo o estado do Paraná.”

Avaliações estaduais

A primeira Prova Paraná foi aplicada em 2019, mas com a pandemia a avaliação não ocorreu em 2020 e 2021. A prova avaliava o desempenho dos alunos da rede pública e complementava a nota dos mesmos.

O contrato da Seed com o CAEd começou em 2019 e terminará ainda em 2021. De acordo com a secretaria, o contrato é de R$ 13 milhões e, até o momento, R$ 5 milhões foram pagos pelos serviços prestados.

A Seed informou ainda que o contrato não foi realizado por meio de licitação, pois o CAEd apresentava expertise na aplicação de provas.

Após o problema técnico e suspensão da prova, seis deputados estaduais recorreram ao Ministério Público do Paraná (MP-PR) para que sejam analisados os incidentes registrados e a legalidade do contrato do centro com a Secretaria da Educação e do Esporte.

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas