21.1 C
São Mateus do Sul
quarta-feira, junho 19, 2024
InícioReportagens especiaisAos 83 anos, morador da Pensilvânia desembarca em São Mateus do Sul...

Aos 83 anos, morador da Pensilvânia desembarca em São Mateus do Sul para reencontrar familiares

Data:

Compartilhe essa notícia:

A curiosidade por saber mais sobre os antepassados e a vontade de abraçar pessoalmente sua família no Paraná motivou Ed Przywitowski para mais uma vez desembarcar em terras brasileiras para reencontrar familiares. Ele, que é natural de Chester, Pensilvânia (Estados Unidos), começou em 2008 a pesquisa pela família incentivado pelo primo e está pela quarta vez visitando familires em São Mateus do Sul e também em Curitiba.

Ed tem 83 anos, é aposentado e viajou sozinho até o Brasil.

Foto: Cláudia Burdzinski/PORTAL RDX

Como encontrou a família no Brasil

“Pesquisei pela internet e encontrei uma lista telefônica. Comecei a pesquisar o meu sobrenome, quando vi que tinha familiares no Paraná”, disse em entrevista para a RDX.

Ed informou que com a ajuda de um vizinho que falava e escrevia português, enviou 50 cartas ao Brasil as quais foram respondidas por familiares de Odete e Michely Przywitowski, de São Mateus do Sul. A primeira vez que esteve em São Mateus do Sul foi em 2014, quando veio com o irmão Dick. Em seguida, retornou em 2017 e 2019 com a cunhada Eileen, e agora, em 2024, sozinho.

“As pessoas da cidade são gentis e generosas. Todas as vezes que venho me recebem de braços abertos. Me tratam como alguém da família”, afirmou.

Foto enviada por familiares

A comunicação com a família no Brasil

Com o celular aberto no tradutor, Ed não vê problemas em conversar com seus familiares de São Mateus do Sul com a ajuda da tecnologia. “A língua não nos atrapalha”, garantiu.

Para a família também é uma alegria receber Ed, que o recepciona com jantares e muita festa. “Ele veio em 2019 para o meu casamento e agora, de surpresa, para o aniversário da minha filha”, compartilhou Michely.

Primeira visita para a familia. Foto: Acervo da Família
Acervo da família

Ed, que trabalhou como motorista e vendedor, compartilha que essa pode ser sua última vinda ao Brasil, por conta da idade. Com o coração repleto de felicidade, ele afirma que com a ajuda das informações obtidas, montou uma árvore genealógica da família Przywitowski, a qual sente muito orgulho.

Foto: PORTAL RDX

Ed informou que ficará em São Mateus do Sul até quarta-feira, quando seguirá em viagem para Curitiba onde ficará até sexta. Em seguida, ele retornará para sua cidade na Pensilvânia.

Acervo da família

Odete Przywitowski acompanhou a reportagem e se sente muito feliz com a visita de Ed, o qual é querido por toda a família.

Foto: PORTAL RDX
Cláudia Burdzinski
Cláudia Burdzinski
Jornalista e Repórter RDX FM - Portal RDX

Redes sociais

51,000FãsCurtir
18,800SeguidoresSeguir
1,160InscritosInscrever

Últimas notícias

Mais lidas