20.6 C
SĂŁo Mateus do Sul
segunda-feira, abril 29, 2024
InĂ­cioGeralIrati conta com mais uma casa de apoio para mulheres vĂ­timas de...

Irati conta com mais uma casa de apoio para mulheres vĂ­timas de violĂȘncia

Date:

Compartilhe essa notĂ­cia:

spot_imgspot_img

Irati Ă© um dos 10 municĂ­pios paranaenses que conta com o serviço de acolhimento institucional para mulheres em situação de violĂȘncia, tambĂ©m conhecida como casa de apoio. Na semana passada, uma solenidade realizada no Centro da Juventude, inaugurou de forma simbĂłlica o novo espaço, que por motivo de segurança das vĂ­timas tem o endereço mantido em sigilo.

A casa de apoio Ă© um espaço de acolhimento temporĂĄrio para mulheres com 18 anos ou mais, acompanhadas ou nĂŁo por seus filhos, e que estejam em situação de risco de morte ou sob ameaças em razĂŁo de violĂȘncia domĂ©stica ou familiar, que causam lesĂ”es, sofrimento fĂ­sico, sexual, dano psicolĂłgico ou moral.

O presidente do Conselho de AssistĂȘncia Social, Denis Cesar Musial, destaca que as mulheres acolhidas recebem acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, que trabalha com a criação de novos projetos de vida e o rompimento do ciclo de violĂȘncia atravĂ©s do desenvolvimento da autonomia e empoderamento. “Em Irati existe uma demanda considerĂĄvel de mulheres que precisam desse apoio, sendo que a maioria dos casos sĂŁo de violĂȘncia psicolĂłgica e ameaças”, explica.

Segundo ele, o encaminhamento da vĂ­tima pode ocorrer atravĂ©s do Poder JudiciĂĄrio, Delegacia de PolĂ­cia, Patrulha Maria da Penha, CRAS, CREAS, todos que integram a rede de proteção. Irati conta com duas casas de apoio para acolhimento de mulheres vĂ­timas de violĂȘncia, sendo que a nova unidade pode receber atĂ© 10 pessoas simultaneamente. O espaço tambĂ©m tem acomodaçÔes para as cuidadoras.

A vice-prefeita Ieda Waydzik falou sobre a importĂąncia de trabalhar no combate a violĂȘncia contra a mulher. “Precisamos sempre buscar a prevenção. NĂłs estamos prontos para ajudar no que for preciso. SĂŁo somente 10 casas de acolhimento no ParanĂĄ e nĂłs temos uma em Irati, o que representa um avanço. Elas nĂŁo estĂŁo sozinhas”.

A Procuradora da Mulher do municĂ­pio e vereadora, Vera Gabardo, tambĂ©m esteve presente e falou sobre o acolhimento as vĂ­timas e o trabalho dos profissionais da AssistĂȘncia Social. “Eu vi o trabalho dos profissionais da AssistĂȘncia Social, o que vocĂȘs fazem Ă© valioso e ao mesmo tempo perigoso, porque estĂŁo enfrentando o agressor. Que vocĂȘs continuem defendendo as mulheres que sĂŁo vĂ­timas de violĂȘncia”.

InformaçÔes Portal Clique

Redes sociais

47,000FĂŁsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas