21.1 C
São Mateus do Sul
quarta-feira, junho 19, 2024
InícioGeralRara zebra com bolinhas em vez de listras é fotografada no Quênia

Rara zebra com bolinhas em vez de listras é fotografada no Quênia

Data:

Compartilhe essa notícia:

Fotos: Frank Liu

Um fihote de zebra com pelagem escura e bolinhas brancas foi visto na Reserva Nacional Maasai Mara do Quênia. O fotógrafo Frank Liu estava em busca de rinocerontes quando percebeu uma chamativa zebra das planícies, provavelmente com uma semana de idade. “À primeira vista, ela parecia uma espécie completamente diferente”, diz Liu. Antony Tira, guia do Maasai que viu animal pela primeira vez, deu a ele o nome de Tira.

As listras das zebras são tão únicas quanto as impressões digitais, mas é possível que tenha sido a primeira vez que uma zebra com a coloração de Tira tenha sido registrada no Maasai Mara, de acordo com Liu. Potros semelhantes foram vistos no delta do Okavango em Botsuana.

Tira e esses outros potros têm uma condição chamada pseudomelanismo, uma rara mutação genética na qual os animais apresentam algum tipo de anormalidade no padrão de suas listras, diz Ren Larison, biólogo que estuda a evolução das listras das zebras na Universidade da Califórnia, em Los Angeles.

As zebras também podem ter outras variações incomuns de cores, como o albinismo parcial, que foi visto em uma zebra “loira” extremamente rara, fotografada no início deste ano no Parque Nacional Serengeti, na Tanzânia.

Leia a reportagem completa no National Geographic Brasil

Redes sociais

51,000FãsCurtir
18,800SeguidoresSeguir
1,160InscritosInscrever

Últimas notícias

Mais lidas