A campanha de atualização de rebanho que iniciou no dia 1º de maio e vai até o dia 30 de junho, teve apenas 31% de cobertura em São Mateus do Sul, segundo dados da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). Os produtores tem até o último dia de junho para realizar a atualização.
O que é
É a campanha de atualização do cadastro de todos os animais de uma propriedade rural: bois, búfalos, cabras, ovelhas, suínos, cavalos, jumentos, mulas, abelhas, galinhas e peixes. A atualização é obrigatória para todos os produtores rurais com animais de produção de qualquer espécie sob sua guarda.
Quem pode atualizar
Produtor rural (proprietário de rebanhos).
Onde atualizar
Pela internet ou pessoalmente em uma das unidades locais da Adapar, sindicatos rurais ou escritório de atendimento de seu município (prefeituras).
Como atualizar
A campanha de atualização do cadastro é realizada em etapa única, que vai de 1° de maio a 30 de junho.
Pela internet:
- No primeiro acesso, você deve fazer um cadastro. Basta informar o CPF e seguir o passo a passo para criar login e senha
- Após o cadastro, o acesso será feito com o login e a senha criados
- Selecione a propriedade que estiver com pendência de comprovação de rebanho, escolha a espécie e preencha com os dados pedidos
- Depois, clique em Comprovar
- Repita este procedimento para cada uma das espécies com pendência
Pessoalmente:
- Vá até um escritório da Adapar, sindicato rural ou unidade de atendimento municipal e solicite o formulário de atualização
- Preencha, assine e devolva na mesma unidade onde retirou o documento
Prazo
Quando feita pela internet, a atualização do rebanho é imediata. Para formulários entregues pessoalmente, o prazo é variável.
A Guia de Trânsito Animal (GTA) somente será emitida após a atualização de todas as espécies animais existentes na propriedade.
Da Redação Portal RDX com informações Adapar