O Hospital e Maternidade Dr. Paulo Fortes (HMDPF) sofreu na última semana uma intervenção da Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul após ficar fechado por cerca de dois dias, sem atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS). A retomada do serviço aconteceu no sábado, 10 de fevereiro, após um decreto que nomeou Stephany Liz da Silva Rincão como interventora para assumir a frente do Hospital no lugar da diretoria. O presidente era Michel Ulbrich.
De acordo com Nota de Esclarecimento da antiga Diretoria Executiva do HMDPF, o motivo do fechamento aconteceu por quebra de contrato por parte da CISVALI em 06/02/2024, cujo o término estava previsto para 02/03/2024, agravando a situação financeira da instituição. Sendo assim, o hospital encontrava-se impossibilitado de prestar atendimento e não possui contrato vigente com o SUS.
A interventora nomeada terá acesso à gestão administrativa, financeira, recursos humanos e operacionais do hospital. Isso envolve a gestão de pessoal, administração de recursos financeiros, controle de processos operacionais, elaboração de relatórios e análises financeiras, além de decisões estratégicas para garantir o bom funcionamento e a melhoria contínua do hospital.
Em entrevista para a RDX, Stephany informou que a comunidade se mobilizou para ajudar a instituição com inúmeras doações de alimentos, pois as condições financeiras do momento não permitiam a compra em mercados dos itens básicos para os pacientes internados. Muitas famílias ajudaram o Hospital com doações de alimentos, e agora, o foco é arrecadar produtos de limpeza como papel higiênico, detergente, sabonetes, dentre outros itens de higiene que podem ser deixados diretamente no Hospital.