16.8 C
São Mateus do Sul
segunda-feira, abril 29, 2024
InícioCidadesGrupo Muzenza completa 25 anos de atividade em Irati

Grupo Muzenza completa 25 anos de atividade em Irati

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img

Atualmente, grupo Muzenza conta com aproximadamente 40 alunos. Foto: Divulgação

O grupo de capoeira Muzenza completa 25 anos de atividades em Irati neste ano. Com cerca de 40 alunos, o projeto oferece aulas de capoeira particulares e realiza atividades sociais no município.

Os capoeiristas de Irati fazem parte de um grupo nacional, com atividades internacionais. A origem do grupo é a cidade do Rio de Janeiro, quando Paulo Sérgio da Silva, o mestre Paulão, fundou o Muzenza no dia 5 de maio de 1972. Em 2025, o grupo completa 52 anos de existência no Brasil. Mais de 25 mil alunos já passaram pelos grupos do Muzenza, espalhados em 26 estados brasileiros e 47 países em todo o mundo.

Em Irati, as aulas particulares do grupo acontecem no bairro Lagoa e no centro, no Clube do Comércio. Neste ano, a previsão é que também aconteçam aulas no Conjunto Joaquim Zarpellon, por meio de uma atividade social que oferecerá atividades gratuitas para a população. “Esse ano, nós vamos desenvolver um projeto totalmente social, na Praça do CEU, visando o público da Vila São João, tendo em vista que é um lugar que está mais longe, tanto da Lagoa como do centro.

Nós já desenvolvemos trabalhos em escolas, nos dois espaços, tanto na Lagoa, como no centro, mas nós temos a previsão de levar para a comunidade também um trabalho social, que é importante”, disse o professor Leandro Muller Boza, mais conhecido como Pimenta.

Alunos de todas as faixas etárias podem participar das atividades sejam crianças ou adultos. “Eles fazem aula em um mesmo espaço, mas as atividades e movimentações são diferentes dos adultos. No centro, nós trabalhamos mais com o público família. Visa mesmo trazer o pai, trazer o filho para participar das aulas. Nós temos a divisão dentro da sala de aula, passando a movimentação para crianças, intermediários e os alunos mais avançados”, conta.

Um dos exemplos é o filho de Pimenta, Miguel Muller Boza, mais conhecido pelo apelido de Nescau. Ele iniciou as atividades na capoeira aos três anos. Com dez anos, Nescau participa de campeonatos e começa a se preparar para disputar competições mundiais. Para ele, os movimentos de ataques são os seus favoritos. “A luta de compasso, o movimento de ataque. Eu gosto bastante. Também nesses dias eu estava treinando mortal e agora já estou mais ou menos saindo”, disse.

Para Pimenta, a capoeira auxilia no desenvolvimento da criança. Ele conta que observa isso no filho. “A melhora dele na força, para a idade dele, a força, a coordenação motora, a agilidade e a flexibilidade, é notável. Você pegar uma criança da mesma idade dele, não tem tanta flexibilidade, agilidade e força como ele. Os ganhos deles são notáveis”, conta.

Reportagem: Najuá

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas