Moradores da região do Parque das Tamareiras, em São Mateus do Sul, relataram à RDX FM, o descarte irregular de lixo em um terreno baldio, na Rua José Staviski.
Segundo informações, o local é utilizado para o depósito de lixo e também de entulhos de materiais de construção. Moradores ainda contam que devido ao acúmulo de resíduos, foram constatadas a presença de ratos, baratas e focos de mosquitos.
O Secretário de Meio Ambiente, Hélio Sakurai, foi até o local para averiguação, e lamentou a forma incorreta do descarte de lixo. “Viemos até o ponto onde estão sendo depositados esse lixo, e encontramos restos de materiais de construção, que podem ser facilmente levados de forma correta, com a contratação de uma caçamba. Temos um convênio com a Petrobras e empresas da cidade, e com isso, evita-se a poluição visual, e principalmente o incômodo aos demais moradores”, explica.
Sakurai cita as medidas em que a pasta deverá tomar, para solucionar o problema. Segundo ele, assim que tenha disponíveis caminhão caçamba, pá carregadeira e pessoal para realizar o trabalho, a limpeza será feita. O secretário também pede o apoio da população nesse tipo de situação. “Pedimos que a população nos ajude, não permitindo que as pessoas joguem lixo perto de suas casas, porque, a partir do momento em que existe lixo, credencia outras pessoas à jogarem mais lixo no local”.