20.5 C
São Mateus do Sul
sábado, maio 18, 2024
InícioCidadesSão Mateus do SulCorpo de Bombeiros divulga dados sobre ocorrências em função das chuvas em...

Corpo de Bombeiros divulga dados sobre ocorrências em função das chuvas em São Mateus do Sul

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
Foram realizados os trabalhos de orientação, retirada de pessoas em locais de risco e monitoramento de pontos críticos, na área urbana e rural do município. Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros.

O Corpo de Bombeiros atualizou as informações sobre o número de afetados pelas chuvas em São Mateus do Sul, nesta sexta-feira (13). Pelos dados gerais que também já haviam sido divulgados pela Defesa Civil ao Portal RDX, foram 1850 pessoas afetadas, além de 393 pessoas desalojadas e cerca de 28 pessoas desabrigadas em abrigos da prefeitura.

Devido ao aumento do nível do Rio Iguaçu em toda a região, em virtude das chuvas, houve mobilização das equipes de prontidão, para resgate e retirada de pessoas, animais de residências em risco, monitoramento dos rios e possíveis pontos críticos.

A Defesa Civil, juntamente com as Secretarias da Prefeitura Municipal e órgãos de Segurança estiveram unidos para apoio e monitoramento de todas as situações de alagamentos na cidade, seja na área urbana ou rural. Foi ainda realizado o trabalho de orientação e retirada de pessoas de locais de risco, uma vez que o rio tende a subir, ainda que cesse a chuva.

Foto: Corpo de Bombeiros.
Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação.

Desdobramentos

O Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul informou que segue monitorando os pontos de risco, áreas críticas que tendem a ser afetadas pelas cheias do Rio Iguaçu e demais afluentes como, o Rio Canoas, Taquaral, Turvo e Potinga.

Com o uso de embarcação, famílias foram retiradas de suas casas, além da verificação de locais isolados de difícil acesso ou sem acesso com veículos, sendo necessário a utilização da embarcação do Corpo de Bombeiros, na região da Divisa e Turvo. Na área urbana, foram realizados atendimentos na região Central, como o Jardim Dona Hermínia, Vila Buaski, Vila Amaral e Usina Velha.

Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a área crítica no momento é o bairro Vila Amaral, que é margeada pelo Rio Iguaçu, que segue com o nível de água subindo, porém muitos moradores já foram retirados e alojados em casas de amigos e parentes ou em abrigo da prefeitura, montado no Colégio São Mateus.

Foto: Corpo de Bombeiros.
Foto: Corpo de Bombeiros.

A Defesa Civil e equipes da Prefeitura seguem orientando e retirando moradores e realizando mudanças da população em locais mais críticos. O Corpo de Bombeiros informou que também segue monitorando e atuando na retirada, com o uso de embarcações de locais de difícil acesso ou com riscos.

Área Rural

Por se tratar de uma área rural com mais de 5 mil quilômetros de estradas rurais, há localidades isoladas, pois muitas tiveram as estradas alagadas, rios que saíram de sua caixa normal e que acabaram obstruindo a passagem dos veículos. Nessas situações, o Corpo de Bombeiros atuou retirando famílias e levando mantimentos.

Os locais do interior de São Mateus do Sul, que foram afetados são: Fluviópolis, Divisa, São Miguel da Roseira, Tesoura, Pimenteira, Monjolos, Espigãozinho, Turvo de Cima, Turvo de Baixo, Rio das Pedras, Mico Magro, Aliança Velha e Emboque.

Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação.
Foto: Corpo de Bombeiros.
Foto: Corpo de Bombeiros.
Edinei Cruz
Edinei Cruz
Repórter e Locutor da RDX FMInstagram: @edineicruzsms

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas