27.5 C
São Mateus do Sul
segunda-feira, maio 6, 2024
InícioPolíticaEleição da Mesa Diretora da Câmara de São Mateus do Sul acontece...

Eleição da Mesa Diretora da Câmara de São Mateus do Sul acontece nesta terça-feira (13)

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
Veja quem são os candidatos que concorrem aos cargos de 1º e 2º Secretários, Vice-presidente e Presidente da Câmara Municipal. Foto: Reprodução/Câmara Municipal.

A Câmara Municipal de São Mateus do Sul realiza, a partir das 18h30 desta terça-feira (13), a sessão extraordinária para eleger a Mesa Diretora do Poder Legislativo para o próximo biênio de 2023/2024.

A sessão é aberta ao público e será realizada na Câmara Municipal, na Rua João Gabriel Martins, 185, e poderá ser acompanhada ao vivo pela página no Facebook.

Serão eleitos 2º Secretário, 1º Secretário, Vice-presidente e Presidente. Os candidatos serão eleitos caso atinjam a maioria absoluta de 5 votos. Caso não ocorra, será realizada uma nova eleição na mesma sessão e será eleito o que obter mais votos. Havendo empate, será empossado quem for mais idoso.

Foto: Reprodução/Câmara Municipal.

Confira agora os cargos e os candidatos inscritos:

2º Secretário

  • Juliano Orlowski de Oliveira – PATRIOTA
  • Osvaldo Witonski Kotryk (Parafuso) – PSB

1º Secretário

  • Valter Przywitowski – PROS

Vice-presidente

  • Jeciel Ferreira Franco – União
  • Irineu Lepinski Macuco – PSB

Presidente

  • Enéas Jeferson Melnisk – PSD
  • Jackson Felipe Silva Machado de Lima – PSDB
  • Jeciel Ferreira Franco – UNIÃO
  • Omar Raimundo Picheth Neto – PROS

Lei Orçamentária Anual

Também na sessão desta terça, acontece a votação da Lei Orçamentária Anual, que é a lei que rege as finanças do Município, com estimativa de receita e despesa. Para 2023, estima-se o valor em torno de R$ 222 milhões para São Mateus do Sul.

A Lei do Orçamento Anual (LOA) é a peça de planejamento que garante o gerenciamento anual das origens e das aplicações dos recursos públicos. Por meio do orçamento, define-se o montante de recursos que se espera arrecadar e a forma como esses recursos serão aplicados pela administração pública municipal.

Em entrevista à RDX FM, o advogado da Câmara Municipal Dr Welington Alves de Farias, explicou como é feita a arrecadação dos recursos.

“Através dos impostos, taxas, ICMS e demais impostos da União e dos Estados, acontece a captação desse valor em prol ao Município”, disse.

Casa de Leis de casa nova

Na mesma entrevista, o jurídico da casa de leis do Município explicou, que a Câmara recebe uma receita do Executivo Municipal para custeio. Para 2023, foi solicitado ao Paço Municipal o valor de R$ 6 milhões.

Segundo o advogado, o valor é por conta da possibilidade no ano que vem, da Câmara adquirir um prédio próprio, evitando assim, o pagamento de aluguel.

Edinei Cruz
Edinei Cruz
Repórter e Locutor da RDX FMInstagram: @edineicruzsms

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas