16.8 C
São Mateus do Sul
segunda-feira, abril 29, 2024
InícioCidadesCanoinhas e Três Barras têm mais de 3 mil pessoas fora de...

Canoinhas e Três Barras têm mais de 3 mil pessoas fora de casa por causa da enchente

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
No Planalto Norte de SC, o número de moradores afetados pelas enchentes já passa de 6 mil. Foto: Divulgação/JMais.

Mais de 3 mil pessoas estão desabrigadas em Canoinhas e Três Barras. No Planalto Norte, o número de moradores afetados pelas enchentes já passa de 6 mil.

Em Três Barras, o número de pessoas desalojadas subiu de 1.437 para 2.796 nas últimas 24 horas.

“Só na quinta-feira foram mais de 200 mudanças realizadas no distrito de São Cristóvão e mais de 80 na sede do município”, informa a prefeita Ana Claudia da Silveira Quege.

Funcionários da Prefeitura e da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, soldados do Exército e voluntários trabalham na retirada das famílias afetadas.

Do total de atingidos, 1.083 pessoas estão em abrigos públicos municipais. A cidade já conta com oito locais para o acolhimento de afetados pelas cheias: escolas estaduais Frei Menandro Kamps, General Osório e Colombo Machado Salles; escolas municipais João Pacheco de Miranda Lima (Caic), Cyríaco Felício de Souza, Guita Federmann e Pedro Reitz; ginásio de esportes Ione Cyríaco de Souza. Os demais desalojados foram acolhidos por familiares ou amigos.

O trânsito permanece interditado na parte baixa da Avenida Abrahão Mussi e na Rua José Nunes Cavalheiro (via de acesso a Marcilio Dias, em Canoinhas), no distrito de São Cristóvão; e em algumas vias do bairro Zilda Pacheco/Argentina. O acesso a PR-151, rodovia de acesso à localidade da Divisa, em São Mateus do Sul (PR), também continua bloqueado para automóveis e caminhões em razão dos pontos de alagamento na Rua Pedro Flores.

De acordo com o secretário municipal da Defesa Civil, Marcos Moskewen, pelo menos sete mil moradores foram impactados pelas cheias dos três rios que banham o município.

“Praticamente todas as localidades de Três Barras tiveram prejuízos com a enchente, em especial o distrito de São Cristóvão, o mais castigado até o momento, como também o Jardim Rio Negro e o bairro Zilda Pacheco/Argentina”, explica.  

Segundo ele, o município está dando todo o suporte aos afetados. As pessoas que estão nos abrigos recebem cinco refeições diárias, materiais de higiene pessoal, colchões, cobertores, atendimentos de saúde e de assistência social.

A orientação da Defesa Civil é para que a população fique atenta à movimentação das águas, principalmente aquelas famílias que moram em áreas de risco.

Situações de emergência devem ser comunicadas à Defesa Civil do município, através do telefone (47) 3623-0930 ou do WhatsApp (47) 9 9156-7079, que é o contato de plantão 24 horas; ou então ao Corpo de Bombeiros por meio do 193, ou a Polícia Militar pelo 190.

465 pessoas estão fora de casa em Canoinhas

Apesar de a chuva ter dado trégua, o número de pessoas desalojadas continua subindo em Canoinhas. Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, 465 pessoas deixaram suas casas. “O rio continua subindo e auxiliamos na mudança de 13 famílias somente nesta sexta”, afirma a prefeita Juliana Maciel.

O nível do rio Canoinhas chegou a 8,76 metros e continua em estado de emergência. Em Canoinhas, 100 pessoas estão em abrigos públicos municipais. Cinco locais estão recebendo famílias que foram atingidas pela enchente.

Quase mil pessoas já foram cadastradas pela secretaria com solicitação de ajuda humanitária para a Defesa Civil do Estado.

Ainda: mais de 100 animais estão em abrigo público. A prefeitura está recebendo pets somente das famílias que estão em abrigos mantidos pela prefeitura.

SUSPENSÃO DAS AULAS E ATENDIMENTO MÉDICO

A Secretaria de Saúde de Canoinhas está suspendendo o atendimento médico na próxima semana no interior em virtude da dificuldade de acesso às comunidades. Pelo mesmo motivo, a Secretaria de Educação suspendeu por tempo indeterminado as aulas no meio rural. Os alunos da rede municipal que estudam em unidades escolares rurais serão atendidos com aulas remotas, sem prejuízo ao ensino-aprendizagem.

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas