24.7 C
São Mateus do Sul
sábado, abril 20, 2024
InícioCidadesPorto UniãoHomem morre vítima de descarga elétrica enquanto usava lavadora de alta pressão...

Homem morre vítima de descarga elétrica enquanto usava lavadora de alta pressão em Porto União

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
Imagem Ilustrativa

Na tarde desta quarta-feira (14), por volta das 17h30, uma tragédia abalou a comunidade do Distrito de Santa Cruz do Timbó, em Nova Pátria, região interiorana de Porto União. Um homem, identificado como Leandro Schutz, de 41 anos, perdeu a vida de forma trágica após sofrer uma descarga elétrica enquanto realizava uma tarefa doméstica.

De acordo com relatos preliminares, o homem estaria manuseando uma lavadora de alta pressão em sua residência, quando, por circunstâncias ainda não esclarecidas, acabou sendo vítima da descarga. Infelizmente, os ferimentos foram fatais e o homem não resistiu. 

O Corpo de Bombeiros de Porto União foi acionado imediatamente, porém, ao chegarem ao local, constataram que o homem já havia falecido. A Polícia Militar foi chamada para isolar a área e garantir a segurança dos presentes, enquanto a Polícia Civil e o Instituto Geral de Pericias (IGP) foram acionados para proceder com os protocolos legais e remover o corpo da vítima.

O caso serve como um alerta para os cuidados necessários ao lidar com equipamentos elétricos, ressaltando a importância da precaução e do conhecimento sobre os riscos envolvidos.

Alguns cuidados podem evitar o pior. Confira abaixo dicas para evitar choques ao utilizar as lavadoras de alta pressão:

  • Antes de ligar o equipamento, certifique-se de que a rede elétrica local é compatível com a tensão (voltagem) especificada no produto;
  • Perigo de choque elétrico. Não utilize a máquina com o fio elétrico avariado;
  • Perigo de curto-circuito. Todas as partes condutoras de energia eléctrica DEVEM
    SER PROTEGIDAS 
    contra o jato de água.
  • Sempre utilize calçado com sola de borracha ou outro material isolante elétrico e não toque o plugue ou a tomada se estiver com os pés ou mãos molhados; e mantenha todas as conexões elétricas enxutas;
  • No caso de ser usada uma extensão, as tomadas macho e fêmea devem ser do tipo à prova d’água, mantidas secas e fora do chão. Se possível coloque-as em locais altos e com a certeza de que não cairão ao chão, principalmente se neste espaço houver acúmulo de água;
  • Extensões em rolos sempre devem ser completamente esticadas para evitar seu superaquecimento;
  • NÃO mova a lavadora de alta pressão arrastando-a pelo cabo elétrico ou pela mangueira;
  • NÃO dirija o jato de água contra a própria máquina, contra as partes elétricas ou em direção de outros aparelhos elétricos;
  • JAMAIS direcione o jato de água para si próprio, outras pessoas ou animais;
  • NÃO toque o cabo e/ou a tomada com as mãos molhadas;
  • NÃO utilize o equipamento ao ar livre em caso de chuva;
  • NÃO permita que crianças façam uso do equipamento;
  • NÃO retire o plugue da tomada puxando-o pelo cabo de alimentação ou tocando no plugue com as mãos molhadas e/ou pés descalços;
  • Ao final de cada utilização, desligue o interruptor do equipamento, aperte o gatilho para retirar a pressão armazenada na lavadora e só depois desconecte o cabo elétrico da tomada.

Efeitos da corrente elétrica

Quando uma corrente elétrica passa pelo corpo humano, pode-se sentir os seguintes efeitos: pequeno formigamento, dores, espasmos musculares, contrações musculares, alteração nos batimentos cardíacos, parada respiratória, queimaduras e morte.

Os danos são provenientes do fato de o movimento dos músculos e as transmissões de sinais nervosos ocorrerem pela passagem de pequenas correntes elétricas.

A resistência do corpo humano sofre variação de uma pessoa para outra e também depende das condições da pele de cada um. Quando o corpo humano está molhado, sua resistência é bem menor que quando está seco. Molhado, a resistência cai, e a corrente que passa pelo corpo humano pode ser bastante alta, mesmo para uma tensão pequena. Podem ocorrer choques que levam a óbito mesmo com uma voltagem de apenas 20 V.

Valores de corrente elétrica pequenos, por volta de 1 mA* (equivalente a um milésimo de ampère) e 3 mA, podem ser altamente mortais porque atingem diretamente o coração, fazendo com que ele altere seu ritmo, contraindo e relaxando inúmeras vezes por segundo. Essa é a chamada fibrilação cardíaca, que causa morte.

Já as correntes muito elevadas não chegam a matar imediatamente, pois a sua intensidade é tão alta que faz o coração ficar paralisado completamente. No entanto, essa paralisação só permanece enquanto a corrente elétrica estiver passando pelo corpo da pessoa.

Essa paralisação passa logo que a corrente elétrica cessa, mas é importante saber que, apesar de não matar instantaneamente, pode deixar sequelas irreversíveis em razão da interrupção da circulação sanguínea, mesmo que por alguns segundos.

*mA: Unidade de medida da intensidade da corrente elétrica.

Com informações VVale

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas