16.5 C
São Mateus do Sul
segunda-feira, maio 13, 2024
InícioDestaqueEscola Odemira Cunha deve ser demolida para a construção de nova sede...

Escola Odemira Cunha deve ser demolida para a construção de nova sede na Vila Amaral

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
Local em que escola funcionará ainda não foi decidido. Obra deve levar cerca de 2 anos para a conclusão. Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.

A escola municipal mais antiga de São Mateus do Sul passará por uma das maiores obras já feitas em sua história: a atual sede da Odemira Cunha, que está com 67 anos de história deverá ser demolida para a construção de uma nova sede. A decisão foi tomada em uma reunião que envolveu pais de alunos e funcionários, juntamente com representantes da Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores.

O local foi erguido no ano de 1956 e já passou por reformas em várias gestões, mas por conta da instalação inadequada, os problema foram surgindo e as obras já não estavam surtindo efeito. Em entrevista à RDX FM, a diretora Telma Gadens Levandovski explicou que a melhor solução é somente a construção de uma nova escola.

“Nós repassamos a situação aos engenheiros da prefeitura que vieram até aqui e constataram que a reforma não resolve o problema, mas sim, a construção de uma nova sede. Tivemos uma reunião com os pais, APMF, Conselho Escolar, onde repassamos a situação e foi aceita pela comunidade”, disse.

No local, são apenas 4 banheiros para quase 300 alunos. Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.

Entre tantos problemas na Escola Odemira Cunha, está a questão do telhado. Quando chove, os alunos tem de lanchar dentro das salas de aula, pois o refeitório apresenta vazamentos e o pátio fica inundado, já que o encanamento é pequeno e a água do ralo acaba voltando.

Outro problema são os banheiros, que estão instalados na área externa e não possuem abrigo, fazendo com que alunos e professores tenham de usar guarda-chuva para se proteger e ir até o local.

“Temos somente 4 banheiros, sendo dois masculinos e 2 femininos, para atender quase 300 alunos. Com isso, as crianças precisam de um guarda-chuva para não se molhar”, conta.

Quando chove, os alunos lancham nas salas de aula, já que o refeitório apresenta problemas nos forros e telhados. Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.

Local provisório

Com a decisão da construção da nova sede, os alunos da Escola Odemira Cunha não ficarão desamparados, pois já há um estudo para abrigar as crianças. Entre os locais sugeridos estão:

  • o prédio que durante muitos anos funcionou o antigo colégio CPANS (atrás do Hospital Doutor Paulo Fortes)
  • SENAC
  • Castelinho (atual Ambulatório Municipal)
  • antiga sede da Uniuv, próximo à Incepa

Em entrevista à RDX FM, a prefeita Fernanda Sardanha disse que o martelo não foi batido até o momento sobre qual local será a nova sede da Odemira Cunha, mas que está aberta a sugestões de pais e da comunidade.

“Estamos analisando junto à comunidade, qual será o melhor local para abrigar os alunos durante o período em que a sede será construída. Temos avaliado ainda a questão do transporte escolar, possibilitando que os pais levem os alunos até a atual sede da Escola Odemira Cunha, e que depois seguirão em direção ao novo espaço”.

Início das obras

Ainda de acordo com a prefeita Fernanda Sardanha, o início das obras está previsto para agosto ou setembro de 2023, com a execução avaliada em torno de R$ 5 milhões de reais com recursos garantidos e a previsão de conclusão em cerca de 2 anos.

Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.

Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.

Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.

Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.
Edinei Cruz
Edinei Cruz
Repórter e Locutor da RDX FMInstagram: @edineicruzsms

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas