A Unidade de Coleta e Transfusão de Irati está buscando doadores de plasma, que já tenham sido contaminados por Covid-19 e estejam recuperados. O plasma doado por essas pessoas será usado no tratamento de pessoas internadas com a infecção. O Hemepar de Irati está com a campanha desde o fim do ano passado e já conseguiu algumas doações. Contudo, elas ainda não são suficientes. Foram 30 bolsas de plasma coletadas, que foram usadas em 29 pacientes internados. Destes, 28 pacientes conseguiram se recuperar e apenas um faleceu porque possuía outras comorbidades.
Assim como na doação de sangue, é preciso repor as bolsas de plasma usadas no tratamento. Mas a dificuldade de ter doações de plasma fez com que apenas 14 bolsas fossem repostas. “De toda a campanha que fizemos desde o final de dezembro até agora, nós coletamos apenas 14 plasmas hiperimunes. Precisamos muito das pessoas que tiveram Covid para que vão até a nossa unidade, agendem um horário. Toda quinta-feira de manhã, a gente está fazendo essa coleta”, conta a médica responsável pela Unidade de Coleta e Transfusão de Irati, Larissa Mazepa.
As doações são realizadas todas as quintas-feiras, das 8 às 9h. Para doar, é preciso agendar o horário de coleta pelos telefones (42) 3422-3119 ou pelo WhatsApp, no número (42) 9-9955-3539.
Quem pode doar plasma?
- Ter entre 18 a 59 anos;
- Levar o laudo positivo para Covid-19, mostrando que teve a doença;
- Pessoas que tiveram Covid-19 nos últimos 45 a 180 dias;
- Estar sem sintomas entre os últimos 30 e 45 dias, com uma recuperação plena da doença;
- Não podem ter passado por intubação no período da doença.
Informações Najuá FM