9.5 C
São Mateus do Sul
terça-feira, maio 21, 2024
InícioDestaquePetrobras reforça segurança para isolamento de lago em pedreira visitada indevidamente

Petrobras reforça segurança para isolamento de lago em pedreira visitada indevidamente

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
O local é uma propriedade privada da empresa e o acesso não é autorizado para visitantes.

Nos últimos meses a pedreira e o lago, localizados próximo ao túnel da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX) da Petrobras, vêm sendo visitada por moradores de forma atrativa.

Segundo relatos, no último fim de semana haviam dezenas de pessoas no local utilizando o espaço privado como atividade atrativa, intensificando também a prática de mergulhos. Em nota oficial a RDX FM, a Petrobras informa que:

“A Petrobras reforça que a área de mineração da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), em São Mateus do Sul, que vem sendo exposta em fotografias nas redes sociais equivocadamente como local de visitação por terceiros é uma área de propriedade da empresa. Trata-se de uma área operacional e privada, sinalizada como tal e à qual não é permitido o acesso sem autorização.

Esta área, próxima da rodovia PR-364, faz parte da operação de lavra da mina e é objeto de recomposição ambiental, um trabalho de referência no país e realizado de forma contínua pela SIX. De modo a garantir a formação de biomas sustentáveis, é comum haver a formação de lagos, que não apresentam nenhum contaminante prejudicial ao meio ambiente. A qualidade das águas desses lagos é monitorada continuamente e o resultado das análises é enviado aos órgãos ambientais competentes.

É importante ressaltar os riscos em relação à profundidade, de cerca de 16 metros, e a instabilidade do solo no entorno dessas formações lacustres, o que reforça que o local NÃO DEVE ser utilizado para visitação, por banhistas ou para mergulho. Qualquer acesso à área sem autorização se caracteriza como invasão à propriedade, estando a pessoa que invadiu o local sujeita às sanções penais pertinentes.

Além da sinalização que identifica o local como de propriedade da Petrobras, existe vigilância 24 horas, a qual está sendo intensificada na região.”

O Tenente do Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul, Murilo Maltaca, salienta os riscos presentes no local, como afogamentos e deslizamento de pedras. “Além de ser uma propriedade privada ali não é um local ideal para banho, pois não há a supervisão de um guarda-vidas”, acrescenta.

Na quarta-feira, 8 de abril, a SIX iniciou o isolamento da área para evitar acidentes.

Cláudia Burdzinski
Cláudia Burdzinski
Jornalista e Repórter RDX FM - Portal RDX

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas