Incentivar a cultura polonesa nas crianças é uma jornada enriquecedora que oferece inúmeros benefícios. A cultura polonesa é repleta de tradições, história e valores que podem enriquecer a vida das crianças de maneira única. Ao mergulharem nesse rico legado, as crianças não apenas aprendem sobre um país, mas também desenvolvem habilidades cognitivas, empatia e uma apreciação pela diversidade global.
Pensando exatamente nisso, a professora Nilva Elaine Graboski, desenvolveu dentro do Agrinho, o projeto Imigração Polonesa: tecendo memórias, transformando o futuro!
Nilva é professora do 4º ano B, da Escola Municipal Professora Ezilda do Amaral Ferreira, no Jardim Santa Cruz, e explicou em entrevista para a RDX, que em vários momentos trabalhou a cultura polonesa dentro de sala de aula.
“Todos os anos gosto de realizar um projeto dentro do Agrinho. Durante todo o primeiro semestre trabalhei com os alunos sobre a imigração polonesa e a importância dela na formação do nosso município. Fizemos algumas atividades artísticas e visitas para que eles pudessem ser inseridos nessa viagem do tempo para compreender porque São Mateus do Sul é a capital da cultura polonesa do Paraná”, disse Nilva.
De acordo com a professora, eles realizaram atividades como visitas à pontos turísticos, palestras, confecção de livro de poesias, maquetes com a arquitetura local, pinturas, receitas e também um chá com os familiares que abraçaram o projeto juntamente com os filhos.
“As famílias se sentiram acolhidas pela escola, e nós também, acolhidos pelas famílias. O chá foi uma forma de trazer eles para dentro da escola. Outra atividade que também incluímos a família foi o baú do imigrante, com materiais sobre a imigração, história, livros de receita e jogos. Sou abençoada por ter uma turma que as famílias são participativas e abraçaram a causa! Queria agradecer todos meus parceiros e redes de apoio que colaboraram com o projeto!”, completa a professora.