19.4 C
São Mateus do Sul
sexta-feira, maio 3, 2024
InícioCidadesCanoinhasPrefeita de Canoinhas se envolve em polêmica nacional após jogar livros no...

Prefeita de Canoinhas se envolve em polêmica nacional após jogar livros no lixo

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
Reprodução

A prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel Hoppe (PL), gravou um vídeo na tarde desta quarta-feira (17), no qual condena dois livros encontrados pela vereadora Tatiane Carvalho (MDB) na Mundoteca, uma biblioteca montada com apoio do Governo Federal no Complexo Cultural de Marcílio Dias. Ela jogou os livros no lixo. “Eu jamais jogaria um livro no lixo, mas porcaria numa biblioteca aqui do nosso Município não vai ter mais não”, afirmou, lembrando que a Mundoteca é um programa do Governo Federal “e tal da Lei Rouanet, coisa que vocês também já conhecem né? Mais uma vez o governo do PT faz esse tipo de coisa. Bota o adolescente, bota a criança, induz a coisa que não é dos valores do que a gente acredita, não é o que a família quer que ele aprenda, não é o que realmente uma criança ou até um adolescente precisa ler em uma biblioteca”.

Ao reafirmar a atitude de jogar as obras no lixo, a prefeita alertou prefeitos de outras cidades que tenham Mundotecas, que “façam como eu, façam um pente fino e vejam se vocês também não estão sendo enganados por essa política do que a gente não acredita (…) e façam a limpa aí na cidade de vocês”.

Na verdade, quem descobriu os livros foi a vereadora Tatiane Carvalho (MDB). “Que excelente notícia, prefeita! Fico feliz que nossas crianças não terão mais acesso a esses livros! Agora precisamos olhar se não há mais nada no mesmo sentido em outros locais públicos e que as crianças tenham acesso! Obrigada por ouvir minha denúncia e fazer o correto!”, comemorou Tatiane, arquirrival da prefeita, comentando a postagem da prefeita no Instagram.

O vídeo dividiu opiniões. Nos quase 500 comentários há muitos parabenizando a prefeita, mas também críticas ferrenhas, ligando a prefeita ao Nazismo e a extrema-direita. “Aaaah sim! Vamos incentivar as crianças a não lerem, assim fica mais fácil conduzir a massa no futuro. Não seria mais lucro apresentar a leitura de ponto e contraponto para a criança aprender a raciocinar e assumir a verdade que lhes é mais conveniente? O livro que você jogou fora pode ser útil aos pais que não pensam como você. Além disso, custou dinheiro dos nossos impostos. Em vez de jogar fora, compre livros nos quais você acredita e coloca nessa biblioteca também, pelo menos assim acho que de maneira mais lógica você empurra a ideologia que você apoia. Mas, como já falei, não é isso que vocês querem”, opinou um internauta.

O que diz a Mundoteca

A Mundoteca, através da FGM Produções, idealizadora e produtora do projeto, divulgou no início da noite desta quinta-feira, 18, uma nota de esclarecimento sobre o caso polêmico dos livros Aparelho Sexual e Cia e As Melhores do Analista de Bagé encontrados na unidade de Marcílio Dias. Conforme denúncia da vereadora Tatiane Carvalho, os livros estariam de livre acesso a crianças.

No texto, a FGM confirma que um deles, voltado ao público juvenil, foi emprestado somente uma vez por um adulto, e que o segundo livro, voltado ao público adulto, nunca passou por empréstimo.

Ainda conforme o texto, a biblioteca foi inaugurada em novembro de 2022, e gerida pelo projeto por um período de oito meses, não tendo qualquer vínculo com a atual gestão do Governo Federal. Após esse período, a gestão do espaço passou a ser de responsabilidade da própria prefeitura. Acompanhe, a seguir, a nota na íntegra:

Diante dos acontecimentos recentes na unidade da Mundoteca na cidade de Canoinhas, a FGM Produções, idealizadora e produtora do projeto, vem por meio desta prestar os devidos esclarecimentos.

A Mundoteca é um projeto cultural que prevê a doação de uma biblioteca comunitária com ambientação e mobiliário próprios e munida de obras literárias, matérias lúdicos e equipamentos audiovisuais. O objetivo do projeto é proporcionar às comunidades o acesso gratuito e cotidiano aos livros, um bem que infelizmente é muitas vezes inacessível para muitos.

Além das bibliotecas, oferecemos nas cidades uma formação de mediadores de leitura, palestra para professores e treinamento dos profissionais que serão responsáveis pela gestão do espaço. Em cada unidade, é previsto um período no qual a gestão do espaço é feita pelo projeto Mundoteca, com contratação de educadores sociais e acompanhamento pedagógico. Após esse período, a gestão, a biblioteca e todos os seus recursos passam à gestão das próprias prefeituras.

O projeto Mundoteca foi aprovado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, em 2018, e executado entre 2019 a 2023. A unidade de Marcílio Dias, na cidade de Canoinhas, foi inaugurada no dia 19 de novembro de 2022 e gerida pelo projeto por um período de oito meses, não tendo qualquer vínculo com a atual gestão do Governo Federal. Após esse período, o gerenciamento do espaço e de seu acervo foram entregues ao poder executivo municipal.

A Mundoteca é uma biblioteca pública comunitária para todas as idades. Todos os livros que compõem o acervo do projeto passam por curadoria de especialistas e trazem uma etiqueta com a indicação da faixa etária recomendada. Há um controle rigoroso dos empréstimos dos livros, feitos pelas educadoras sociais, que só permitem os empréstimos para pessoas com a idade adequada.

Os livros apontados como impróprios para crianças, nunca foram indicados ou emprestados para crianças. O livro “Aparelho Sexual e Cia”, de Zep e Hélène Bruller, tem indicação para público juvenil e foi emprestado para somente uma pessoa adulta na biblioteca em questão. E o livro “As melhores do Analista de Bagé”, de Luís Fernando Veríssimo, é recomendado para o público adulto e nunca foi emprestado.

Acreditamos que a leitura é um direito e uma condição necessária para que todo cidadão possa exercer seus direitos fundamentais, viver uma vida digna e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa.

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas