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Moradores procuram a RDX após atraso em atendimento médico via Cisvali

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Imagem Ilustrativa

Na última sexta-feira, 14 de julho, a reportagem da RDX foi procurada por pacientes que aguardavam atendimento com um médico dermatologista e que estava com mais de duas horas de atraso. A consulta faz parte da contratação via Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali), para atendimento dos pacientes das cidades que abrangem a regional de saúde.

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A consulta aconteceria em um espaço em anexo ao Hospital Dr. Paulo Fortes, antigo Pronto Atendimento. Segundo informações dos pacientes e que foram posteriormente confirmadas pela equipe do Cisvali, o início das consultas estava previsto às 13h30, porém o médico chegou somente após às 15h30.

Como em grande parte das consultas via Cisvali, os pacientes geralmente vão chegando com antecedência para serem atendidos por ordem de chegada, causando assim uma fila de pessoas. Houve casos que moradores ficaram mais de 4 horas em espera no local e desistiram do atendimento pela demora. A RDX foi até o local e confirmou dezenas de pacientes esperando o atendimento, dentre eles idosos em cadeira de roda.

O que diz o Cisvali

Em contato com o Cisvali, eles informaram para a equipe da RDX que foi relatado para eles que o profissional confundiu a data do atendimento.

“Verificamos aqui no setor de agendamento e realmente a data solicitada para abrir a agenda do profissional foi para o dia 14 (sexta-feira), às 13h30, o número de 35 pacientes. O Cisvali faz a contratação conforme edital de chamamento público e disponibiliza para compra dos municípios liberando a cota conforme a oferta”, informa a responsável.

O Cisvali informou também que não recebeu nenhum relato do caso na ouvidoria, ou algo do gênero para notificar a empresa credenciada. O contato da ouvidoria é (42) 3523-7930 para os pacientes que se sentiram lesados com a demora do atendimento.

“Atrasos podem vir a acontecer. Lamentamos o ocorrido e orientaremos o profissional que isso não se repita”, dizem.

O que diz a Secretaria Municipal de Saúde

Em nota, a equipe da Secretaria de Saúde de São Mateus do Sul informou que o contrato com o Cisvali não é exclusivo com o município, mas com todos os que compreendem a 6° Regional de Saúde do Paraná.

“O contrato de rateio via Cisvali é formalizado regionalmente. Todo e qualquer profissional médico ou prestador de saúde se credencia junto ao consórcio para atendimentos aos nove municípios da 6° Regional de Saúde do Paraná. Sua forma de funcionamento varia de procedimento, sendo que para consultas o médico avisa o Cisvali (quando irá atender) e o Cisvali abre a agenda no sistema aos municípios (com vagas percapitas a população). Com a agenda aberta no sistema os agendadores dos TFD municipais inserem seus pacientes que aguardam em fila de espera, imprimem as guias de atendimento e orientam o paciente onde ir e quando. A secretaria de saúde informa que não possuía conhecimento sobre o atraso em questão ocorrido na última sexta-feira. Visto que é o profissional de saúde que deve contatar ao consórcio se irá ou não atender. Mas nos solidarizamos com o ocorrido e estamos de portas abertas aos pacientes que optarem por tirar suas dúvidas”, informa a nota.

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