24.7 C
São Mateus do Sul
sábado, abril 20, 2024
InícioBrasilSemana de 4 dias de trabalho começa a ser testada no Brasil

Semana de 4 dias de trabalho começa a ser testada no Brasil

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
Imagem Ilustrativa

A”4 Day Week Brazil”, isto é, Semana de 4 dias de trabalho, é uma iniciativa que busca promover a implementação de uma semana de trabalho de quatro dias no Brasil. A proposta visa reduzir a jornada de trabalho semanal de cinco para quatro dias, mantendo a mesma carga horária total, ou seja, as horas semanais seriam distribuídas em quatro dias em vez de cinco. Isso é geralmente visto como uma maneira de aumentar a qualidade de vida dos trabalhadores, promover um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, reduzir o estresse e até aumentar a produtividade em muitos casos. A ideia tem ganhado popularidade em várias partes do mundo como uma alternativa ao tradicional modelo de cinco dias de trabalho por semana.

Menos ausências, maior eficiência nas tarefas e tempo adicional para lidar com assuntos pessoais. Estas são algumas das primeiras observações nas empresas que participaram de um experimento sobre a semana de trabalho de quatro dias no Brasil.

Durante três meses, de setembro a dezembro do ano passado, os trabalhadores se prepararam para iniciar suas atividades com uma carga horária reduzida, mantendo o mesmo salário e com o objetivo de manter 100% da produtividade.

No Brasil, 22 empresas com até 250 colaboradores se juntaram à iniciativa. A seguir, veja as primeiras impressões de funcionários e gestores sobre o projeto:

  • Redução das faltas;
  • Fins de semana prolongados;
  • Implementação de estratégias de produtividade;
  • Melhora na saúde mental;
  • Desafios enfrentados.

Como parte do teste, as empresas tiveram a opção de decidir entre conceder um dia de folga adicional por semana ou reduzir a carga horária diária de 8 para 6 horas. Todas optaram pelo dia de folga, porém com algumas distinções entre elas.

Durante os próximos seis meses do experimento, a organização irá monitorar os indicadores em conjunto com as empresas. Pesquisas serão conduzidas em colaboração com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a Boston College e outras instituições.

Entre as expectativas das empresas participantes do projeto, além de visar a melhoria na qualidade de vida e produtividade, também almejam reduzir o turnover (taxa de rotatividade de colaboradores) e atrair talentos.

Algumas empresas participantes do projeto “4 Day Week Global” ao redor do mundo optaram por não manter a semana de quatro dias.

O proprietário da Allcap, uma fornecedora de suprimentos industriais que participou do experimento no Reino Unido, compartilhou em entrevistas que os funcionários ficaram sobrecarregados e enfrentaram dificuldades para atender os clientes em todos os momentos. Além disso, ele relatou dificuldades na organização das férias anuais dos colaboradores e na gestão de ausências por doença.

Na empresa de parafusos brasileira, um dos desafios iniciais foi determinar o dia de folga dos funcionários.

Por Thayná Coelho, DOL

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas