21.1 C
São Mateus do Sul
quarta-feira, junho 19, 2024
InícioCidadesJogos Escolares reúnem mais de 1600 atletas em Irati

Jogos Escolares reúnem mais de 1600 atletas em Irati

Data:

Compartilhe essa notícia:

Equipes se cumprimentam antes do início da partida. Foto: Paulo Sava

Começou nesta sexta-feira a 70ª edição dos Jogos Escolares do Paraná – fase regional. A cerimônia de abertura foi realizada no Ginásio Municipal de Esportes Agostinho Zarpellon Júnior (Batatão) e reuniu colégios de nove municípios da área de abrangência do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Irati.

No total, 1630 atletas participam da competição, com atletismo, handebol, basquete, futsal, tênis de mesa e xadrez, nos ginásios Agostinho Zarpellon (Batatão) e Fortunato Colaço Vaz, no Rio Bonito, no Estádio Municipal Abrahm Nagib Nejm, na pista de atletismo da Unicentro e no ginásio do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Os jogos serão disputados até a próxima quarta-feira, 22. Quem for acompanhar as competições poderá levar 1 kg de alimento não perecível, água ou produtos de higiene e limpeza que serão destinados para o Rio Grande do Sul.

O secretário de Esportes e Lazer, Moisés Neves, contou que toda a equipe da Secretaria está envolvida na organização desta etapa regional dos Jogos. “Tão logo passou o Torneio do Trabalhador, começamos a nos organizar para a abertura dos Jogos, para as competições, organizando o ginásio. Houve troca na iluminação do Batatão e do Ginásio do Parque, melhorias que se faziam necessárias e toda a nossa equipe esteve envolvida em 10 dias para chegarmos hoje com condições de executar os jogos”, frisou.

Algumas modalidades devem ser encerradas antes de quarta-feira, como o tênis de mesa cuja competição termina neste domingo, 18. Outras modalidades, como Xadrez e Vôlei, começam a ser disputadas amanhã.

Atletas e professores – O estudante Marcos Gomes, de 17 anos, atleta do Colégio SESI, contou que esta é a sua primeira participação nos jogos escolares. Mesmo tendo uma lesão na perna esquerda, ele decidiu participar da partida. “Este é meu primeiro jogo e eu estou meio lesionado, não pude aproveitar muito bem este jogo, mas a experiência está sendo muito boa”, comentou.

O professor Anderson Rodrigo acompanha a delegação de futsal masculino e feminino do Colégio Estadual João Negrão Júnior, de Teixeira Soares. Ele destacou que os estudantes ficam na expectativa da realização dos Jogos.

“Os alunos ficam muito empolgados com os jogos. O professor de Educação Física fez um planejamento e este é o momento do jogo. Fizemos uma abertura com o time A, foi um jogaço com ginásio cheio. Agora, vamos ver se a garotada consegue um bom resultado. Porém, mais importante que a vitória é esta integração entre os alunos e aprender que mais importante é levar o nome da escola, a competição e a participação”, pontuou.

Nossa reportagem também conversou com alguns atletas da equipe sobre a expectativa deles em relação à competição. Leonardo Choma de Oliveira, de 12 anos, participou pela primeira vez dos jogos, mas disse que estava calmo para entrar em quadra. Manoel Fogaça Padilha, de 12 anos, também disse que o coração estava tranquilo. “O coração está de boa, tranquilo”, frisou.

Wesley Magalhães, de 13 anos, esperava a vitória de sua equipe. Já Erick William, de 13 anos, disse que o coração estava acelerado para torcer pelos colegas. “Tem que torcer, o coração está acelerado a milhão”, contou.

Mallet – A professora de Educação Física Daniele Andreia Janoski, do Colégio Estadual Cívico-Militar Nicolau Copérnico de Mallet, contou que a escola vem realizando treinamentos com os atletas para as competições. “Temos mantido aulas treinamento, o Estado tem nos proporcionado isto. Estes jogos serão bastante disputados, e, em termos de Jogos Escolares, somos iniciantes, mas sempre é legal. É uma forma deles começarem a vivenciar o esporte. É um futuro do esporte e do cidadão, quando ele está jogando, não está fazendo coisas não tão boas”, comentou.

Reportagem: Najuá

Redes sociais

51,000FãsCurtir
18,800SeguidoresSeguir
1,160InscritosInscrever

Últimas notícias

Mais lidas