28.6 C
São Mateus do Sul
domingo, abril 28, 2024
InícioParanáTudo por WhatsApp: IAT muda forma de reserva para o camping no...

Tudo por WhatsApp: IAT muda forma de reserva para o camping no Pico do Marumbi

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
Foto: Denis Ferreira Netto

Para facilitar a vida dos usuários, o Instituto Água e Terra (IAT) alterou o processo de reserva para acampamento no Parque Estadual Pico do Marumbi, localizado em Morretes, Piraquara e Quatro Barras, entre o Litoral e a Região Metropolitana de Curitiba. A partir desta quarta-feira (20) todo o procedimento passa a ser feito exclusivamente por meio do WhatsApp, pelo número (41) 9-9554-3988. Não há mais a necessidade de cadastramento através do sistema e-Protocolo do Governo do Estado. O camping, reaberto no sábado (16), estava desativado desde 2020.

“Queremos facilitar o processo de reserva, cuidar da natureza, mas também do bem-estar do turista. O contato é direto com a equipe que faz gestão do parque. Essa dinâmica vai facilitar a hospedagem no Pico do Marumbi”, afirma o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto. A autarquia ambiental é quem faz a gestão das 72 Unidades de Conservação (UC) do Paraná.

De acordo com a Portaria IAT 489/2023, que regulamenta o funcionamento do espaço, as reservas precisam ser feitas com pelo menos sete dias de antecedência. O valor é de R$ 20 por dia e por campista – o pagamento só deve ser feito após a confirmação da abertura da vaga pelo IAT, via aplicativo de mensagens. Idosos têm direito à meia-entrada. Crianças até 12 anos acompanhadas dos pais estão isentas. “É uma taxa simbólica para ajudar na manutenção do espaço e do próprio parque”, diz o diretor.

O local pode receber até 20 barracas, com ocupação máxima de três pessoas por equipamento. Ele ficará à disposição da população seis dias por semana (exceto às terças-feiras). Além disso, para acampar é necessário apresentar o termo de Conhecimento de Risco (acesse AQUI).

Ainda segundo a normativa, fica reservado à administração da Unidade de Conservação (UC) o direito de suspensão de reservas e solicitação de desocupação total ou parcial sempre que houver necessidade, visando o desenvolvimento seguro da atividade.

ATRATIVOS – O Parque Estadual Pico do Marumbi tem 8,7 mil hectares de área e é classificado como Unidade de Conservação da Natureza de Proteção Integral, ou seja, seu objetivo principal é a conservação da rica biodiversidade local.

Entre os principais atrativos, destaque para parte da histórica Ferrovia Paranaguá-Curitiba, com diversas construções antigas como as Estações do Marumbi e Engenheiro Lange. Vale a visita também ao Salto dos Macacos; Caminho do Itupava; Conjunto do Marumbi, formado por diversos Picos que superam mil metros de altitude, como a Ponta do Tigre (1.400 m); e as trilhas Noroeste, Frontal e Morro do Rochedinho.

Saiba como proceder para acampar no Parque Estadual Pico do Marumbi e quais dados informar:

• Entrar em contato via WhatsApp do camping (41) 9-9554-3988 para verificar o número de vagas e demais esclarecimentos

• Data de entrada no camping e data de saída do camping

• Cópia do documento daqueles que irão acampar

• Nome completo, data de nascimento, cidade em que reside e telefone para contato de todos os campistas

• Pagamento da taxa via depósito na conta do IAT deve ser feito somente após a confirmação da abertura da vaga via WhatsApp

• Envio da autorização do uso do camping junto com comprovante de pagamento via WhatsApp do Camping: (41) 9-9554-3988

• Apresentação dos documentos pessoais e termo de conhecimento de risco na portaria do Parque Estadual Pico do Marumbi

Para mais informações acesse AQUI.

Serviço:

Reservas (WhatsApp) – (41) 9-9554-3988

Horário de Funcionamento Camping – das 8h às 15h. O limite máximo para a saída dos visitantes é 12h. De quarta-feira à segunda-feira. O Camping não funciona às terças-feiras.

Conta do IAT:

Banco do Brasil

Agência: 3793-1

Conta: 14.153-4

Via AEN-PR

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas