16.7 C
São Mateus do Sul
quinta-feira, maio 16, 2024
InícioEntretenimentoHá 140 anos Dom Pedro II esteve na Lapa

Há 140 anos Dom Pedro II esteve na Lapa

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img

É difícil encontrar um lapeano que nunca tenha escutado algo dessa história, que se tornou uma das mais famosas do município: a visita do então Imperador do Brasil à Lapa.

A relevância dessa visita se deve à importância que Dom Pedro II teve na história do Brasil. Ele foi preparado desde muito cedo para governar o país. Assumiu como Imperador do Brasil em 1840, aos 14 anos de idade, e permaneceu no cargo por 49 anos, até 1889.

Segundo os historiadores, no período em que Dom Pedro II foi imperador, o Brasil teve grandes progressos econômicos.

A biografia do imperador ainda conta que ele era muito inteligente, falava diversas línguas e tinha muita admiração por várias áreas, como astrologia, geologia, teatro e química. Dom Pedro também é descrito como um defensor da liberdade de imprensa e das tecnologias, tanto que durante seu império o Brasil foi o segundo país do mundo a instalar o telefone, em 1877, poucos meses depois de uma exposição nos Estados Unidos, na qual Dom Pedro II conheceu pessoalmente Graham Bell e seu invento.

A visita

Entre maio e junho de 1880, Dom Pedro II acompanhado de sua esposa, a imperatriz Tereza Christina e de uma comitiva imperial, percorreu mais de seiscentos quilômetros por estradas de terra no estado.

O objetivo da viagem era conhecer a então província do Paraná, a  qual Dom Pedro não conhecia, além de participar de alguns atos políticos, como por exemplo, lançar a pedra fundamental da construção da ferrovia entre Curitiba-Paranaguá.

Ele saiu do Rio de Janeiro e veio de barco até Paranaguá, onde começou sua jornada. Na época, o Estado tinha 21 municípios, Dom Pedro II visitou 12, em uma viagem exaustiva.

A Lapa foi uma das últimas cidades do roteiro, ele chegou ao município vindo de Palmeira na noite de 31 de maio. Segundo relatos da época, nas proximidades da Colônia Johannesdorf centenas de cavaleiros aguardavam e deram as boas vindas ao Imperador.  A honra de hospedar Dom Pedro ficou com o Coronel David dos Santos Pacheco, que morava no prédio localizado na Praça General Carneiro, que anos mais tarde se tornou o Hospital Hipólito (prédio que hoje se encontra abandonado).

Mas, a maior parte da história de Dom Pedro II na Lapa se deu no dia 1º de junho. Foi nessa data que ele visitou a Igreja Matriz de Santo Antônio, onde assistiu uma missa rezada pelo Vigário Pe. Ignácio de Almeida Faria e Souza; o Teatro São João, onde visitou um camarote do prédio que até hoje é conhecido como camarote imperial e leva uma placa em alusão a visita ilustre. O Imperador também teria passado pelo cemitério municipal e pela Câmara, que se encontrava em sessão solene e prestou homenagem ao casal imperial. No final do dia a comitiva partiu para Curitiba.

Poucos registros oficiais da época existem hoje, com isso surgem várias histórias não comprovadas sobre a passagem do Imperador na Lapa. Uma das mais famosas é que ele teria doado um grande valor em dinheiro para a cidade construir uma escola, e com esse dinheiro foi construído o prédio da praça Mirazinha Braga, que hoje abriga a Prefeitura, mas que no início foi a primeira escola da Lapa.  Outra história conta que Dom Pedro II, que era um abolicionista declarado, teria pedido a fazendeiros lapeanos que dessem alforria aos seus escravos, e muitos desses fazendeiros atenderam ao pedido do Imperador e libertaram várias pessoas que estavam escravizadas na Lapa naquele mês de junho de 1880, que de qualquer maneira entrou para a história do município.

Com informações Canal da Cidade

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas