Um engavetamento na tarde desta quarta-feira (22), no limite de Araucária e Contenda, na BR-476, terminou com 11 pessoas feridas e duas mortes. O motorista do caminhão bitrem, que provocou o acidente envolvendo oito veículos na Rodovia do Xisto, Leonel Scheneider revelou que dormiu ao volante.
“Eu não estava com excesso de tempo de rodagem e foi do nada. Se eu estivesse vindo lutando contra o sono, eu já tinha parado pra descansar, mas cochilei ali e infelizmente isso aconteceu”, relatou Scheneider.
Ainda segundo o motorista, ele fez o teste do bafômetro, mas não teria sido detectado o consumo de álcool. O caminhão estava carregado com soja e relatos de testemunhas apontam que ele estava em alta velocidade.
Scheneider lamentou ter provocado o acidente e contou que saiu do Rio Grande do Sul e vinha para Curitiba. Os outros dois caminhões envolvidos estavam na frente. Um deles, dirigido por Claudinei dos Santos, estava parado na pista por conta de obras.
“Estava parado ali e o motorista veio atropelando tudo. Com o impacto, eu bati no caminhão na minha frente, mas não vi como o acidente aconteceu, só senti o impacto”, afirmou Santos.
O irmão de uma das motoristas que ficou ferida no acidente, Ismael Furman, contou à Banda B que chegou ao local antes das equipes de socorro.
“Quando cheguei já tinham tirado minha irmã do veículo, estava no gramado, e deixamos ela imobilizada. Ela foi uma das mais graves, mas saiu daqui estável”, afirmou o irmão.
As duas vítimas fatais não foram identificadas até o momento. No local ainda havia a possibilidade de existirem outras vítimas nas caminhonetes esmagadas pelos caminhões durante o engavetamento. A Delegacia de Araucária abriu inquérito policial para apurar as causas da tragédia na Rodovia do Xisto.