No dia 27 de novembro, Dia de Nossa Senhora das Graças, a imagem da Santa será entronizada novamente na Igreja Matriz São Mateus. No dia 10 de outubro de 2022 a igreja foi alvo de um ato de vandalismo em que 28 imagens foram quebradas, dentre elas, a histórica da Santa. (Relembre no final do texto)
Para marcar essa momento, no dia 27 de novembro, quarta-feira, às 19h, a Igreja Matriz fará uma Santa Missa em homenagem à Santa para o retorno dela à Igreja. A imagem de Nossa Senhora foi a primeira imagem da Igreja Matriz.
“Foi lamentável essa situação [de vandalismo]. Depois disso foi recomeçado a reconstruir a imagem. Sempre lamentamos sobre isso porque atinge a nossa vida de fé. Faz parte da nossa vida de fé a veneração aos santos e por isso as imagens, que são como fotografias que nos recordam de pessoas especiais, pessoas que durante a sua vida viveram a santidade e assim por diante. A imagem de Nossa Senhora das Graças tem mais de 100 anos, segundo fatos e relatos de pessoas, é uma imagem centenária, então carrega toda uma história, também a fé das pessoas que depositam a confiança na Nossa Senhora das Graças”, explicou o Padre João Francisco, atual pároco da Igreja Matriz.
A Santa Missa será aberta ao público que deseja comemorar o retorno da imagem.
O ato de vandalismo
No dia 10 de outubro de 2022, por volta de 11h55, o autor do vandalismo fechou todas as portas da igreja e logo em seguida começou a destruir as imagens.
Foram quebradas as imagens de Nossa Senhora das Graças (a 1ª imagem da paróquia), da padroeira Nossa Senhora da Assunção, do Sagrado Coração de Jesus e do Cristo Ressucitado.
Uma pessoa chegou a ser presa suspeita pelo ato de vandalismo.
28 imagens sacras são quebradas na Paróquia São Mateus