17.2 C
São Mateus do Sul
sábado, abril 27, 2024
InícioSem categoriaMunicípio promove reunião para discutir a gestão do hospital de São Mateus...

Município promove reunião para discutir a gestão do hospital de São Mateus do Sul

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
Instituições como São Camilo e Santa Casa demonstram interesse em assumir o hospital. Foto: PORTAL RDX

Na manhã de quarta-feira (22), a Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul promoveu uma reunião, para discutir a atual situação do Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes (HMDPF), com relação ao contrato entre o Município e a Instituição, além do interesse dos hospitais São Camilo e Santa Casa em assumir o hospital.

Participaram da reunião, membros do HMDPF, do Conselho de Saúde de São Mateus do Sul e Antônio Olinto, o vereador Jeciel Franco, representando a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de São Mateus do Sul, o vereador Ricardo Wisnieski Alves, da Comissão de Saúde de Antônio Olinto, representantes da Sociedade Civil Organizada e o Promotor Paulo Augusto Koslovski do Ministério Público.

Foto: Hugo Lopes Júnior.

Em conversa com a atual diretoria, foi proposto que a entidade faça uma avaliação de como está a estrutura atual e quais serviços estão sendo oferecidos, haja visto que há em construção um novo hospital, o que levanta questionamentos de como irá funcionar, quais equipamentos e infraestrutura serão necessários, além de informar o que poderá ser ampliado ou não de serviços.

Um dos principais questionamentos veio do Ministério Público (MP), que tem cobrado uma regularização do contrato atual existente entre o Município e o Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes, já que a média complexidade é de responsabilidade do Governo do Estado, e o Município poderia até comprar alguns serviços, mas não mantê-lo.

Foto: Hugo Lopes Júnior.

Com isso, o Município tomou a iniciativa de chamar as instituições para apresentarem propostas. Foram chamadas as instituições São Camilo e Santa Casa, que demonstraram interesse pelo hospital. Nesta quarta-feira (22), esteve presente o representante da Instituição São Camilo, que apresentou o trabalho desenvolvido pela entidade, e afirmou que irá apresentar um plano de curto, médio e longo prazo e de quais investimentos será feito em São Mateus do Sul. Além disso, a instituição Santa Casa e o Hospital Doutor Paulo Fortes também deverão apresentar um plano de ação.

O Conselho de Saúde também fez uma solicitação para a diretoria Hospital Doutor Paulo Fortes, para que apresente o trabalho desenvolvido nos últimos meses, o qual foi acordado que será apresentado do primeiro semestre desse ano.

Durante a reunião, o Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes também afirmou possuir um patrimônio no valor de R$ 30 milhões, e disse não achar justo passar para outra instituição.

A Prefeitura Municipal afirma ainda, que inicialmente é apenas uma discussão, a nível de estudo para avaliar a atual condição do Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes. O Município ainda diz que a discussão buscará o melhor para a comunidade, respeitando a diretoria e os sócios do Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes.

Foto: Hugo Lopes Júnior.

A RDX FM procurou a direção do Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes, que preferiu não se manifestar no momento, e disse que irá aguardar o desenrolar do caso.

Nós também procuramos o representante do Hospital São Camilo, que afirmou que em breve, irá visitar o hospital, para realizar diagnóstico que será apresentado à diretoria, para juntos, decidir o futuro do hospital.

Edinei Cruz
Edinei Cruz
Repórter e Locutor da RDX FMInstagram: @edineicruzsms

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas