13 C
São Mateus do Sul
domingo, maio 19, 2024
InícioCidadesCanoinhasAlém de Governador e Presidente, Canoinhas irá escolher prefeito ou prefeita no...

Além de Governador e Presidente, Canoinhas irá escolher prefeito ou prefeita no dia 30 de outubro

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
Portal JMais, que é parceiro do Portal RDX, realizou neste domingo (23) um debate com os quatro candidatos à prefeito. Foto: Reprodução/JMais.

No próximo domingo (30), eleitores de todo o Brasil irão às urnas escolher os seus representantes para Presidente da República, e em 12 estados haverá a decisão sobre os governos estaduais: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.

Mas os eleitores de Canoinhas votarão para três cargos no próximo dia 30 de outubro. Além de escolherem governador e presidente da República, eles deverão eleger o novo prefeito ou prefeita da cidade. Estará apto a votar o mesmo eleitorado habilitado para as Eleições Gerais de 2022, ou seja, 42.924 pessoas.

Além de Canoinhas, outros sete municípios brasileiros também escolherão os novos governantes municipais no próximo dia 30: Cachoeirinha (RS), Cerro Grande (RS), Entre Rios do Sul (RS), Pinhalzinho (SP), Joaquim Nabuco (PE), Pesqueira (PE) e Vilhena (RO).

Após a 7ª fase da Operação Et Pater Filium em 29 de março deste ano, que prendeu o prefeito Beto Passos e o vice-prefeito Renato Pike, a cidade sofreu uma turbulência na política local, colocando o então Presidente da Câmara de Vereadores Willian Godoy (PSD) como prefeito em exercício.

Na noite deste domingo (23), o Portal JMais (parceiro do Portal RDX), realizou debate com os quatro candidatos a prefeito de Canoinhas na eleição suplementar em parceria com Associação Empresarial e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Canoinhas.

Os candidatos são: Andrey Watzko (prefeito) e João Grein (vice), pela federação Brasil da Esperança – Fé Brasil; Juliana Maciel (prefeita) e Marcos Homer (vice), pela coligação Compromisso e Respeito por Canoinhas; Willian Godoy (prefeito) e Coronel Mário (vice), pela coligação Canoinhas: responsabilidade e trabalho; e Wilson Pereira (prefeito) e Ivan Krauss (vice), pela coligação Reconstrução e Confiança. As candidaturas e contas de campanha podem ser acessadas no DivulgaCandContas.

Na urna, a ordem de votação obedecerá a seguinte sequência: governador, presidente e prefeito ou prefeita.

O debate

O debate teve como mediador o jornalista e editor do JMais, Edinei Wassoaski, e contou com a presença de convidados dos próprios candidatos e da produção do programa e foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do JMais direto da casa de shows Império Music Lounge, também parceira da promoção e transmitido nas ondas do rádio pela 98FM, Massa FM e Nativa FM.

O debate foi dividido em cinco blocos. No primeiro bloco os quatro candidatos tiveram, cada, quatro minutos para falar, em linhas gerais, sobre seu plano de governo.

No segundo bloco, a organização do debate preparou um recipiente com papéis lacrados com a descrição de temáticas como saúde, educação, esporte e lazer, administração e finanças, moradia, infraestrutura pública, meio ambiente, desenvolvimento econômico, corrupção e mobilidade urbana. Foram feitas diversas rodadas, como forma de que todos os candidatos se confrontassem em duplas, que foram sorteadas para debaterem a temática sorteada, a partir de uma pergunta formulada pelo primeiro sorteado.

No terceiro bloco, foram feitas perguntas elaboradas pelo público e que foram enviadas pelo WhatsApp do JMais até o meio-dia do domingo (23), sendo preciso se identificar e as perguntas não poderiam ser direcionadas porque seriam sorteadas.

No quarto bloco, cada um dos quatro candidatos teve o direito de fazer uma pergunta a cada um dos seus oponentes. O tema foi livre.

Por fim, no quarto bloco, cada candidato teve três minutos para fazer suas considerações finais.

Os pedidos de direito de resposta foram julgados por uma banca formada por advogados indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Canoinhas, também parceria da organização do debate.

Tendo diversos assuntos tratados como Educação, Infraestrutura, Saúde, o debate teve também temas mais acalorados principalmente envolvendo a corrupção, já que a Operação Et Pater Filium, em que o GAECO, braço armado do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) apurou possíveis casos de corrupção, cumpriu mandados de prisão contra prefeitos, vice, empresários e servidores suspeitos de envolvimento no crime.

O Portal JMais possui uma página especial dedicada à informações sobre a Operação ET Pater Fillium, com todos os detalhes sobre o caso. Clique aqui e confira.

Edinei Cruz
Edinei Cruz
Repórter e Locutor da RDX FMInstagram: @edineicruzsms

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas