Em 2020 a rede social TikTok tomou grandes proporções na internet. Com vídeos curtos e criatividade na produção dos conteúdos, a rede social trouxe reconhecimento para jovens no mundo digital e seu poder de influência para diversos tipos de públicos.
Fátima Procailo, de 18 anos, é natural de Paulo Frontin e já conseguiu alcançar mais de 1 milhão de seguidores. Seu vídeo com mais visualizações ultrapassa os 7 milhões de cliques, e mostra a cultura e gírias do Paraná.
Segundo Fátima em entrevista para a RDX, o interesse pela área digital iniciou desde a infância, em que ela gravava vídeos imaginando ser uma youtuber. Hoje o mundo da influência digital faz parte do cotidiano da jovem.
Como para a maioria dos influenciadores, o alcance e a interação com público de diversos lugares do país surgiu muito rápido e hoje é uma forma de trabalho. “Trabalhar com rede social é um pouco complexo. Faturamos com parcerias publicitárias e em alguns casos com contratos”, diz.
Atualmente Fátima e mais 12 influenciadores digitais estão vivendo em uma casa em Maringá. No local nomeado de “X-Treme House”, há participação de pessoas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná. Eles ficarão por 3 meses no espaço na produção de conteúdos digitais.