18.8 C
São Mateus do Sul
sexta-feira, abril 26, 2024
InícioSaúdeMais de 9.800 são-mateuenses já foram imunizados com a 3ª dose, veja...

Mais de 9.800 são-mateuenses já foram imunizados com a 3ª dose, veja o vacinômetro

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img

9.804 moradores de São Mateus do Sul já receberam a 3ª dose da vacina Pfizer, contra a covid-19. Os dados são da Prefeitura Municipal atualizados no dia 19 de janeiro.

Publicidade

Segundo esses dados, 37.025 moradores foram imunizados com a primeira dose e 34.462 com a segunda dose.

Vacina não impede de contrair Covid-19, mas evita gravidade e morte

As vacinas contra a Covid-19 não impedem de contrair o novo coronavírus. No entanto, os casos (raros) de pessoas que ficam doentes mesmo após tomar as duas doses de algum dos imunizantes disponíveis não significam que eles não funcionem. As informações são da CNN Brasil.

Isso pode acontecer porque nenhuma vacina disponível no mundo atualmente tem eficácia de 100% contra o vírus Sars-CoV-2, ou seja, não impede que o indivíduo seja infectado e passe a doença para outras pessoas. Mas elas são eficazes de evitar os casos graves da doença, que levam à intubação e à morte.

Por que alguns adoecem mesmo após serem vacinados?

Como a vacina não previne a infecção, as pessoas podem ter Covid-19 e adoecer mesmo vacinadas, porque não houve tempo hábil do organismo responder à vacinação. Apesar dos estudos apontarem que os imunizados têm sintomas mais leves, pode haver casos graves. Eles são raros e geralmente estão relacionados com pacientes idosos, cujas doenças prévias são pioradas com a Covid-19, ou doentes crônicos com diabetes, problemas cardíacos ou pulmonares, que têm seus quadros agravados enquanto a vacina ainda não fez efeito.

Se eu peguei Covid, devo tomar a vacina? 

Sim. Todo mundo que teve Covid-19 precisa se vacinar. A imunização não impede uma reinfecção. Mas o ideal é esperar quatro semanas após a infecção para tomar a vacina. Isso porque se a pessoa ainda estiver se recuperando da Covid-19, tomar o imunizante, e sentir alguma coisa, não será possível saber se foi por causa da vacina ou da doença, o que atrapalha o controle e um possível tratamento. Outro ponto importante é que não há dados concretos sobre a duração da proteção dos anticorpos produzidos pela doença, nem dos anticorpos produzidos pela vacina. 

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas