Aconteceu no fim da tarde de quarta-feira (24), no gabinete da Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul, uma reunião do Coletivo de Mulheres com a Prefeita Fernanda Sardanha, sobre as pautas de atenção, saúde e segurança à mulher do município.
Participaram do encontro, membros do Coletivo, que tiveram como primeira ação em 2021, o envio de uma carta de defesa às mulheres na Câmara de Vereadores de São Mateus do Sul.
Segundo informações do Coletivo, o envio deste documento faz com que o Executivo e Legislativo estabeleçam medidas ao combate, enfrentamento e contribuição para a diminuição da violência contra as mulheres, criando uma rede de proteção. “Aos vereadores e prefeita que assumem seus mandatos, são responsáveis também em implementar medidas imediatas e urgentes para garantir a sobrevivência destas mulheres e das pessoas a elas dependentes em estado de vulnerabilidade psicológica, social e econômica”, destaca o grupo.
A Prefeita Fernanda Sardanha destaca em entrevista na RDX, que enquanto esteve como vereadora na Câmara Municipal, lançou o projeto da “Procuradoria da Mulher”, que garante assessoramento jurídico gratuito às mulheres em vulnerabilidade, que sofrem violência e ameaças. “Também já estamos encaminhando o Programa Mãe São-mateuense, que dará atendimento às gestantes e também a mulher em questões ginecológicas de forma diferenciada através de um centro de saúde voltado especialmente para elas”, explica.
Durante a reunião o Coletivo contou com o apoio da Prefeita Fernanda para que nos próximos dias ações sejam planejadas e realizadas.