Luana Jurach Banowski, aluna do 1º ano do Novo Ensino Médio do Colégio Eugênio de Almeida, no Distrito de Fluviópolis em São Mateus do Sul, conquistou o primeiro lugar em São Mateus do Sul, no Programa de Intercâmbio Internacional Ganhando o Mundo, promovido pela Secretaria de Estado da Educação.
Em entrevista ao Portal RDX, ela revelou que no final do ano passado, quando soube do projeto de intercâmbio, procurou se aprofundar mais sobre o programa, e mesmo sabendo que era bastante concorrido, não deixou de realizar a inscrição.
“Confesso que não tinha tanta esperança, pois são mil vagas e bastante concorrido, mas fui me dedicando para aumentar a pontuação, e quando saiu o resultado da classificação provisória, foi uma surpresa muito grande, não achei que conseguiria”, disse
Luana afirmou ter recebido o apoio de familiares e amigos, e que o próximo passo agora, é organizar a documentação e decidir para qual país irá viajar, tendo como opção o Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Nova Zelândia e Austrália, onde irá estudar por cerca de seis meses.
Estudantes de São Mateus do Sul e Antônio Olinto vão participar de Programa de Intercâmbio Internacional
Como já divulgado pelo Portal RDX, 10 estudantes de São Mateus do Sul e 1 de Antônio Olinto irão participar do programa.
Além disso, mais 31 alunos matriculados em instituições de ensino dos municípios da AMSULPAR também participarão.
Os alunos de São Mateus do Sul são:
- Luana Jurach Banowski
- Elvino Vagner Soares Wisniewski
- Ana Carolina Huk Oroski
- Tais Kuczera Stuski
- Luara Przyvitowski Musialak
- Ana Julia Drobinieski de Moraes
- Victória Fagundes Madzgalla
- Jamilly dos Santos Kurek
- Andreas de Lima Mohr
- Victor Gabriel Kovalski de Barros
Antônio Olinto
- Raquel Motelewski
O programa está em sua terceira edição e foi criado para possibilitar a ampliação do repertório cultural e acadêmico dos estudantes, permitir sua vivência e experiência na realidade de outros países, consolidar uma rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da rede pública estadual de ensino do Paraná, além de potencializar o desenvolvimento da autonomia e aperfeiçoar o domínio da língua inglesa.
Por meio do programa serão custeadas pelo Governo do Estado às despesas com alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro viagem e saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no Exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar, reuniões de orientação, assim como o curso preparatório de língua estrangeira. Os alunos também recebem um auxílio de R$ 800 reais mensais.
Na região da AMSULPAR, sete municípios terão estudantes participando do programa: Antônio Olinto (01 aluno), Bituruna (04 alunos), Cruz Machado (05 alunos), Paula Freitas (02), Paulo Frontin (06 alunos), São Mateus do Sul (10 alunos) e União da Vitória (13 alunos). Os alunos farão o intercâmbio em 2024 na modalidade High School com destino a países de língua inglesa tais como Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia.
“Um momento especial para a educação da nossa região. Um número considerável de estudantes que vão viver essa experiência incrível e que sem dúvidas irão trazer muitas experiências para compartilhar. Parabéns a todos os alunos por essa conquista”, parabenizou o presidente da AMSULPAR e prefeito de Cruz Machado, Antônio Luis Szaykowski.