O Procon Canoinhas informou que multou nesta segunda-feira, 25, a agência do banco Itaú. O motivo, segundo o coordenador do órgão de defesa do consumidor, Iury Alexandrina, é o tempo que clientes precisam esperar por atendimento na agência canoinhense.
A lei municipal 3.016/1998 determina o tempo máximo de permanência nas filas dos bancos: em dias normais é de 15 minutos; em véspera ou após feriados prolongados o tempo dobra, sendo o permitido até meia hora.
Pela lei, nos dias de pagamento de funcionários públicos municipais, estaduais e federais, de vencimentos de contas de concessionárias de serviços públicos e recebimento de tributos municipais, estaduais e federais é de até 20 minutos.
“É dever das agências bancárias disponibilizar pessoal suficiente para efetivar o atendimento em tempo razoável”, alerta Alexandrina.
Todas as agências bancárias foram notificadas pelo Procon no início deste mês, mas como o Itaú não regularizou a situação, foi multado. O valor a ser pago não foi informado.
Se o consumidor quiser registrar denúncia contra agências bancarias, é necessário levar o ticket da senha ou outro documento que comprove o horário do atendimento – pode ser o boleto pago ou extrato do banco, por exemplo.
Reportagem: JMais