17.3 C
São Mateus do Sul
sábado, maio 18, 2024
InícioPrincipais destaques"A cadeia pública está em uma situação crítica", diz coordenador regional da...

“A cadeia pública está em uma situação crítica”, diz coordenador regional da Polícia Penal

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img

Aconteceu na noite de quinta-feira (25), uma reunião no Centro de Juventude, com o foco em demonstrar a realidade da cadeia pública de São Mateus do Sul, que no momento encontra-se em situações precárias.

A iniciativa foi do Poder Judiciário e da Polícia Penal, e o evento contou com a presença do juiz criminal, equipe do Departamento Penitenciário (Depen), Polícia Civil, Militar, Conselho da Comunidade e alguns representantes da sociedade civil do município. Apesar do convite ter sido estendido para entidades do município, a participação do público foi baixa para um assunto tão importante como a segurança pública regional, visto que o local recebe presos de diversas cidades da região.

Reunião realizada no Centro da Juventude. Foto: PORTAL RDX

Projeto de reforma

Segundo Marlon Rafael Picioni, coordenador regional da Polícia Penal de Guarapuava – que compreende São Mateus do Sul -, a ideia é implantar no município o Projeto Cidadania, que tem o foco de melhorar a estruturação do local e ofertar condições dignas para cumprimento da pena e dessa forma, garantir maior segurança para a comunidade. Mas para isso, é preciso envolver toda a sociedade para colaboração nesse projeto.

“Realmente a cadeia, nesse período sem nenhuma intervenção ou reformas, está em uma situação crítica e precisa urgente dessa intervenção e apoio de toda a população de São Mateus”, destaca Marlon.

De acordo com os dados apresentados na reunião, a cadeia pública de São Mateus do Sul têm a capacidade para manter 26 presos, porém, chegou ao número de 101 pessoas privadas de liberdade. A superlotação causou danos estruturais e de segurança do local. Existem problemas de infraestrutura e também de saneamento básico.

“45 presos já foram transferidos da cadeia de São Mateus do Sul e mais 20 serão transferidos na semana que vem. Isso nos dará a oportunidade de intervir na parte estrutural, trazendo mais segurança para a população e também para as pessoas privadas de liberdade que estão nesse momento na cadeia”, explica.

Na imagem, cadeia pública de São Mateus do Sul. Foto: Cláudia Burdzinski/PORTAL RDX

Porém, o projeto de reforma ainda não tem uma data de início, pois precisa do apoio da sociedade para a aquisição de materiais que garantirão a reforma do local e intensificação da segurança. Também estão previstos a retirada dos veículos que estão dentro do pátio do Depen para uma melhor reestruturação do espaço.

A mão de obra será feita pelos próprios presos que participam do projeto “Reformando para a Liberdade”, que envolve pedreiros, eletricistas, encanadores e soldadores que estão presos e prestam serviço de reforma em cadeias do Estado. A cada três dias trabalhados, serão descontados um dia da pena. Está estimado um valor médio de R$ 60 mil em materiais de construção que serão totalmente utilizados para a reforma.

“A pessoa presa ajuda o sistema penitenciário e também tem os seus benefícios como salário e remissão da pena”, diz o coordenador.

Os interessados em conhecer sobre a real situação da cadeia pública de São Mateus do Sul e também os que querem ajudar, podem entrar em contato com o Conselho da Comunidade pelo telefone (42) 98875-7979 (Hugo), para maiores informações.

Cláudia Burdzinski
Cláudia Burdzinski
Jornalista e Repórter RDX FM - Portal RDX

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas