Em entrevista à RDX FM na manhã desta sexta-feira (26), a prefeita Fernanda Sardanha falou sobre a viagem à Brasília na última quarta-feira (24), onde esteve acompanhada do secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultural e Turístico, Carlos Roberto Chaves e do vereador Omar Picheth, em audiência com a ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. O encontro foi viabilizado pelo deputado federal, Aliel Machado e tratou de assuntos relacionados à educação, ciência, tecnologia e inovação.
Durante entrevista na RDX, Fernanda Sardanha ressaltou que uma das principais pautas abordadas foi impulsionar o projeto de revitalização e utilização de laboratórios tecnológicos já existentes no município, associados à Unidade de Industrialização do Xisto (SIX) da Petrobrás e a vinda de uma extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) para São Mateus do Sul, que poderá ser abrigada na antiga sede da Uniuv, próximo à Incepa.
“Queremos ofertar cursos e programas de extensão e capacitação em diversas áreas, além do desenvolvimento de pesquisas focadas em tecnologia. Nosso município já dispõe de infraestrutura complementar para a realização das ações de extensão”, afirma.
Também participaram da entrevista, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultural e Turístico, Carlos Roberto Chaves e a secretária de Educação e Cultura, Liliane Aparecida Franco Santa Ana.
Extensão da UTFPR para São Mateus do Sul
O reitor da UTFPR, Marcos Schiefler Filho, também esteve na audiência. Segundo ele, a ministra ouviu atentamente as exposições e acenou positivamente para apoiar a proposta em rede. O MCTI avalia a recomposição dos recursos do FNDCT recentemente realizada pelo governo federal.
“Um projeto conjunto será elaborado, considerando as possibilidades de cada instituição parceira, com novos encaminhamentos sendo apresentados na sequência”, disse o reitor em suas redes sociais.
Da Redação RDX, com informações da Assessoria da Prefeitura de São Mateus do Sul