Botão do Pânico contra a violência doméstica entra em operação na terça-feira em União da Vitória

Foi lançado em União da Vitória, nesta sexta-feira (25), o Botão do Pânico Virtual, dispositivo para vítimas de violência doméstica e familiar que estará em funcionamento a partir da próxima terça-feira (29).

Estiveram presentes o deputado Hussein Bakri; Gabi Bakri, coordenadora regional da Casa Civil e chefe do Escritório da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho; o prefeito Bachir Abbas; o juiz Carlos Mattioli, da Vara de Família; e representantes da Delegacia da Mulher e da Polícia Militar.

Disponível para mulheres que possuam medidas protetivas de urgência por meio da Lei Maria da Penha, o botão aciona a PM de imediato, que tem acesso à geolocalização do celular e pode fazer um atendimento de emergência e com prioridade.

A ferramenta, que pode ser baixada no aplicativo 190 PR, ainda grava o som ambiente durante 60 segundos e o envia à equipe policial como material de apoio.

Em todo o Paraná, mais de 29 mil mulheres têm medidas protetivas de urgência. Além disso, em virtude do isolamento social provocado pela pandemia, cresceu o número de casos de violência contra a mulher.

“A violência doméstica é uma questão social e de ordem pública, não um assunto de casal. Todos nós precisamos nos engajar nessa causa, estimular as denúncias e evitar novos feminicídios. O Botão do Pânico vem para auxiliar e muito nessa luta, pois é uma ferramenta discreta e que pode ser decisiva para salvar vidas. Na figura do deputado Hussein, agradeço o Governo do Estado por ter se empenhado para que pudéssemos ter essa nova ferramenta aqui em União da Vitória”, afirmou Gabi Bakri.

Com informações Atual Notícias

Redação Portal RDX

Ler anterior

Mulher fica ferida em colisão contra caminhão na BR 280 em Canoinhas

Ler próxima

Após se envolver em dois acidentes, veículo é abandonado e incendiado na Vila Buaski