20.6 C
SĂŁo Mateus do Sul
segunda-feira, abril 29, 2024
InĂ­cioParanĂĄDenĂșncias de violĂȘncia contra idosos aumentam 28% no primeiro semestre

DenĂșncias de violĂȘncia contra idosos aumentam 28% no primeiro semestre

Date:

Compartilhe essa notĂ­cia:

spot_imgspot_img
(Foto: AgĂȘncia Estadual de NotĂ­cias)

A confiança da população no anonimato do Disque DenĂșncia 181 tem feito o nĂșmero de denĂșncias de violĂȘncia contra a pessoa idosa aumentar no ParanĂĄ. Entre janeiro e junho deste ano, foram 719 denĂșncias anĂŽnimas dando conta de casos envolvendo crimes e maus tratos contra estas pessoas.

O nĂșmero Ă© 28% superior aos do mesmo perĂ­odo do ano passado, quando foram 562 denĂșncias. AlĂ©m do telefone, tambĂ©m Ă© possĂ­vel repassar informaçÔes pelo site portal do programa (www.denuncia181.pr.gov.br/).

Na capital, este aumento tambĂ©m pode ser percebido. Somente em Curitiba, foram 256 denĂșncias durante o primeiro semestre do ano, 50 a mais do que no mesmo perĂ­odo de 2019.

Para o secretĂĄrio da Segurança PĂșblica, Romulo Marinho Soares, Ă© muito importante que a polĂ­cia receba informaçÔes sobre a ocorrĂȘncia de crimes. “Infelizmente, sabemos que a violĂȘncia ocorre, mas precisamos que as pessoas denunciem para colaborar com os trabalhos de inteligĂȘncia e investigação jĂĄ feitos pelas polĂ­cias”, diz o secretĂĄrio

“Para isso, incentivamos sempre a população a chamar as forças policiais e a registrar boletim de ocorrĂȘncia. Se ficar com algum tipo de receio, o 181 Ă© um serviço completamente anĂŽnimo e estĂĄ aĂ­ justamente para ser usado”, afirmou.

CONFIANTE – Segundo o coordenador do Disque DenĂșncia 181, capitĂŁo AndrĂ© Henrique Soares, o fator pandemia fez tambĂ©m como que aumentasse em 21,3% o nĂșmero de denĂșncias entre março e junho deste ano, em relação ao mesmo perĂ­odo do ano passado. Nestes quatro meses de 2020, foram 449 casos denunciados, contra 370 em 2019. 
“É bem possĂ­vel detectar que estes crimes ocorrem em grande maioria no ambiente familiar e esse aumento de denĂșncias nĂŁo Ă© necessariamente ruim, pelo contrĂĄrio. Pelo anonimato, a população estĂĄ confiando cada vez mais no serviço do 181 e adquirindo consciĂȘncia de que a denĂșncia deve ser feita, atĂ© porque Ă© lei, Ă© dever de todos zelar pela dignidade do idoso”, ressaltou o capitĂŁo.

De acordo com ele, Ă© importante que vizinhos, familiares e amigos estejam sempre atentos no sentido de evitar a ocorrĂȘncia do crime. “É claro que se ele ocorre, Ă© preciso denunciar, para que seja feita a averiguação e responsabilização, mas trabalhamos na prevenção. Muitas vezes, o idoso nĂŁo tem condiçÔes de fazer a denĂșncia, seja por questĂ”es fĂ­sicas ou por querer preservar a famĂ­lia, que Ă© quem geralmente comete o crime”, explica.

SINAIS – Barulhos na residĂȘncia, aparĂȘncia fĂ­sica e emocional do idoso e agressĂ”es verbais ou atĂ© mesmo fĂ­sicas sĂŁo alguns dos aspectos que devem ser observados, mas nĂŁo somente isso.

“HĂĄ tambĂ©m que cuidar se um idoso estĂĄ em situação de abandono, sem receber visitas, ou que elas apareçam somente uma vez por mĂȘs, normalmente no perĂ­odo em que ele recebe o pagamento, por exemplo”, destacou o capitĂŁo.

 O 181 – A violĂȘncia contra a pessoa idosa Ă© um dos crimes que podem ser denunciados por meio do serviço, que foi criado inicialmente como NarcodenĂșncia 181.

Com o tempo, o programa foi ampliado e hoje recebe todo tipo de informação que leve Ă  prisĂŁo de pessoas ou apreensĂŁo de ilĂ­citos. Podem ser denunciados crimes ambientais, de violĂȘncia contra mulheres, crianças e adolescentes, de porte ilegal de armas de fogo, de pessoas com pendĂȘncia judicial ou procuradas pela justiça, e tambĂ©m, os de trĂĄfico de drogas.

COMO DENUNCIAR – As informaçÔes podem ser passadas anonimamente pelo telefone ou mesmo pela internet. “A pessoa pode ficar tranquila para fazer a denĂșncia, porque a ligação nĂŁo serĂĄ identificada, o nĂșmero dela nĂŁo serĂĄ identificado, ela tambĂ©m nĂŁo serĂĄ identificada, o nome dela tambĂ©m nĂŁo serĂĄ perguntado”, ressaltou o capitĂŁo AndrĂ©.

 ApĂłs receber as informaçÔes, elas sĂŁo direcionadas a vĂĄrios ĂłrgĂŁos. “Coletamos os dados, processamos todas as denĂșncias e repassamos a quem vai averiguar e responsabilizar”, explicou o coordenador do 181.

Dependendo do que Ă© informado, os dados sĂŁo direcionados Ă  PolĂ­cia Militar, PolĂ­cia Civil, PolĂ­cia Federal, PolĂ­cia RodoviĂĄria Federal, ou, como Ă© o caso da violĂȘncia contra o idoso, especificamente, para o Disque Idoso, da Secretaria da Justiça, FamĂ­lia e Trabalho.

EMERGÊNCIA 190 – O capitĂŁo AndrĂ© lembra que as denĂșncias feitas ao 181 sĂŁo diferentes das que devem ser feitas ao 190. “Se for emergĂȘncia, ou se o denunciante estĂĄ visualizando um crime que estĂĄ ocorrendo naquele momento, ele deve ligar ao 190 para que a viatura seja deslocada e dĂȘ o atendimento imediato. Agora, se precisa de investigação ou de apuração para detectar o fato, a denĂșncia Ă© para o 181”, explicou.

ACOMPANHAMENTO – ApĂłs finalizar a denĂșncia, a pessoa nĂŁo pode esquecer de anotar, em local seguro, o nĂșmero da denĂșncia e o do Protocolo de Acompanhamento. Estes dados serĂŁo usados posteriormente para que a pessoa possa acompanhar o andamento da denĂșncia.

AgĂȘncia Estadual de NotĂ­cias

Redes sociais

47,000FĂŁsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas