São Mateus do Sul foi contemplada com o título de Capital Polonesa do Paraná, por meio da Lei Estadual 20.655/2021 em razão do seu patrimônio histórico, cultural, arquitetônico, linguístico e turístico. Com essa lei fica inserido no Calendário Oficial de Eventos no Estado do Paraná a Festa Tradyejie Polskie, a ser realizada anualmente no último sábado do mês de agosto.
Como forma de oficializar esse título, acontecerá no sábado, 28 de agosto, a segunda edição do evento Polskie Smaki, com a venda de comidas típicas polonesas na Rua do Mathe, localizada na entrada de São Mateus do Sul. A entrega oficial do título acontecerá no período da tarde.
Fazem parte da organização do evento o Grupo Karolinka e o Rotary, com apoio da Prefeitura de São Mateus do Sul, ACIASMS, Codesamas, CDL e Aiqfome e apoio de divulgação de Levante Fotografia e Comunicação, Rádio Cultura Sul FM, Rádio Difusora do Xisto e Portal Ourovivo. Também contribuem para o evento toda a comunidades e as instituições de promoção da cultura polonesa de São Mateus do Sul: Braspol, Cepom, comunidades da Água Branca e Colônia Iguaçu.
Está previsto também uma mobilização pelo Centro de São Mateus do Sul a partir das 9h30 com carroças, cavaleiros, amazonas e membros do grupo Karolinka. No evento haverá a presença da vigilância sanitária para controle em prevenção a covid-19 e será obrigatório o uso de máscaras. Haverá também a opção de compra via aplicativo de delivery Aiqfome.
Segundo o deputado estadual Emerson Bacil, autor da lei, esse título é motivo de comemoração. “Nós estamos acostumados com a dança, música polonesa, culinária, arquitetura, até com a língua falada. São Mateus do Sul é lembrado por essas características, por esse legado, presente nas igrejas, na fé e cultura do povo, mas não existia a Lei para oficializar e imortalizar tudo isso. É nossa história são-mateuense que se concretiza, nosso orgulho e nossas raízes, agora de forma oficial no Paraná e no Brasil”, destaca o deputado Bacil.
Também haverá no domingo (29), uma missa na comunidade da Água Branca, na Igreja Centenária, para encerramento da programação. No almoço estará acontecendo a venda de comidas típicas.