28.1 C
São Mateus do Sul
segunda-feira, abril 29, 2024
InícioSaúdeVerão causa maior incidência de doenças parasitárias em pets

Verão causa maior incidência de doenças parasitárias em pets

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img

Verão é tempo de sol e calor. É também uma época que favorece passeios ao ar livre e os pets “fazem a festa”, já que podem farejar, brincar e interagir em novos ambientes. Porém, o período também exige cuidados diversos, já que há maior incidência de doenças parasitárias como erlichiose, babesiose e anaplasmose que podem afetá-los diretamente.

Publicidade

Para isso, a médica-veterinária da Petlove, Viviane Tamos, separou algumas orientações para os tutores de pets. Ela explica que as condições climáticas do verão geram temperaturas mais elevadas e, por isso, podem acelerar o ciclo de vida dos parasitas e a reprodução de insetos vetores.

Viviane ressalta que as doenças parasitárias são condições que afetam os animais de estimação devido à presença de parasitas como pulgas, carrapatos e vermes, que podem causar uma série de sintomas, incluindo coceira intensa na pele, perda de pelos, problemas gastrointestinais como vômitos e diarreia, fraqueza e febre.

“Os riscos de doenças do gênero incluem anemia, devido às pulgas e carrapatos; problemas gastrointestinais, problemas cardíacos (na dirofilariose), danos aos órgãos internos e até mesmo o óbito em casos graves”, alerta Viviane.

A profissional da Petlove afirma que a prevenção é essencial, e para isso, recomenda medidas como vermifugação, controle de vetores e higiene adequada, e em caso de infestação, é necessário utilizar produtos apropriados, indicados por especialistas, até resolver completamente o problema. Além disso, Viviane ressalta a importância de manter as consultas e orientações de médicos-veterinários em dia.

“O tratamento para essas doenças envolve o uso de medicamentos antiparasitários específicos e, em casos mais graves, intervenções médicas”, completa.

Reportagem: Ric – Pet Love

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas