Após mais de 20 anos atuando como policial militar, Renato PK decidiu apostar também como autor do livro “O Império da Pedra”, obra que será lançada nesta quinta-feira (28), em um evento no Restaurante Martins, em Rio Azul, a partir das 18h30.
Em entrevista ao Portal RDX, ele conta que o livro traz detalhes sobre o dia-a-dia do tráfico e consumo de drogas, e surgiu com o objetivo de conscientizar as pessoas a não entrarem no mundo das drogas.
“Esse livro foi escrito baseado em histórias e fatos reais acontecidos aqui na nossa região, a qual eu pude relatar um pouco mais sobre os bastidores do tráfico de entorpecentes e do uso dessas substâncias, muitas vezes vendidas na sociedade como uma forma de recreação e lazer. Mas o que vemos na prática, nas madrugadas, no submundo policial, é praticamente o contrário, é só destruição e morte” afirma.
O autor conta que teve a iniciativa de escrever o livro por trabalhar muito na área da consicentização. Ele ainda disse que trabalhou durante sete anos em Curitiba, e ao trabalhar na região, em especial na cidade de Rio Azul, se disse assustado com o avanço do tráfico de drogas, principalmente na zona rural.
“Eu tive a iniciativa de escrever esse livro, porque trabalho muito na parte da conscientização, porque infelizmente a gente não vai conseguir acabar com a droga e com o tráfico. Ele é presente hoje em dia cada vez mais, nas cidades pequenas de forma assustadora. Eu trabalhei na capital por muitos anos e estou na região há cerca de sete anos e fiquei realmente assustado com o avanço do tráfico e das drogas aqui nas cidades do interior. Inclusive até um produtor rural, aquele plantador de fumo, sabe? Aquela pessoa que entra, acaba entrando nisso sem imaginar as consequências que é você se envolver com isso. Então ele está trocando aquele lazer do final de semana pelo uso do entorpecente e está se afundando, acabando com a própria vida, acabando com a sua propriedade, acabando com os bens que a sua família construiu durante toda a sua trajetória, porque o tráfico cobra as dívidas e não cobra barato”.
Outra abordagem feita no livro é sobre a dinâmica do tráfico de drogas, mas também de como age com as pessoas, com a vizinhança com os viciados, com os devedores e como eles atuam na região. Ele afirma trazer histórias baseadas em fatos reais, de famílias que foram destruídas em decorrência das drogas.
“Algo que tocou muito meu coração foi ver famílias sendo destruídas, e por vezes essa pessoa não ter ninguém mais para chorar, e aí você policial, chegando para atender a ocorrência novamente naquela residência, naquele local e se deparar com pessoas em situação triste, envolvendo adultos e crianças, realmente é pesado. Mas é um tema necessário, que a gente precisa dar luz para que mais pessoas tenham consciência de que é, e que se envolver nisso está longe de ser uma forma de recreação”, ressalta.
O escritor conta que levou cerca de dois anos trabalhando nesse projeto e enfatizou os desafios encontrados no meio do caminho.
“Trabalhei nesse projeto por dois anos, e a parte escrita foi a mais fácil. Porém a parte de edição, de produção, de estruturação do lançamento é que foi a parte mais difícil. A autoria independente tem esses desafios, mas valeu super a pena, porque hoje o projeto está pronto, sendo lançado inclusive, no dia de hoje, um dia que marcará muito para mim. E estou muito feliz, muito satisfeito e contente por espalhar essa mensagem, por poder espalhar essa mensagem cada vez mais, não só aqui nas imediações aqui de Rio Azul, mas de toda a nossa região”, afirmou.
Os interesssados em adquirir o livro é só entrar em contato pelo WhatsApp (42) 9 9111 3010, ou através do Instagram e Facebook. O escritor também reforçou estar aberto à convites de diretores de escolas e organizações públicas para apresentações de palestras e eventos de conscientização.