O nível do Rio Iguaçu voltou a subir em São Mateus do Sul, e de acordo com o Sistema de Monitoramento Hidrológico da Copel, vem se elevando cerca de 2 centímetros nesta terça-feira (31). Na leitura da régua das 8h, o nível estava em 4,843 metros, com vazão de 536 m³. Em 24 horas, o rio subiu 32 centímetros.
Nesta segunda-feira (30), a Defesa Civil informou que em São Mateus do Sul são 7 pessoas estão desalojadas e outras 4 estão desabrigadas.
Em União da Vitória, o nível do rio diminuiu em 24h cerca de 5 centímetros, registrando 7,57 metros. Em Porto Amazonas, o nível do rio estava em 5,99 metros. E em Rio Negro, as águas do Rio Iguaçu atingiram 8,68 metros.
No final de semana, o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Secretarias Municipais atenderam a duas ocorrências com pontos de alagamento, sendo uma na Vila Pinheirinho, no braço do Rio Canoas, situado na Rua Tenente Max Wolff Filho, esquina com Vinicius de Moraes. E a outra foi na Vila Buaski, em uma residência localizada na esquina das ruas João Bettega com Pedro Ignaszewski.
No interior, as comunidades afetadas foram: Retiro, Rio das Pedras, Taquaral do Bugre, Faxinal dos Ilhéus, Vargem Grande, Faxinal dos Elias e Terra Vermelha. De acordo com os bombeiros, nessas localidades houve ponto de alagamento em estradas rurais.
Previsão do tempo
Segundo o Simepar, há previsão de chuva em São Mateus do Sul até sexta-feira, dia 3 de novembro. As taxas de instabilidade continuam elevadas em todo o estado do Paraná devido ao predomínio de uma massa de ar quente e úmido e do transporte de calor e umidade ocasionado pelo vento de noroeste nos níveis mais baixos da troposfera, vindos da região Amazônica para o Paraná. Previsão de chuva em vários momentos do dia, inclusive com incidência de muitas descargas atmosféricas.
Confira a precipitação acumulada para os próximos dias:
- Terça-feira (31): 14.6 mm
- Quarta-feira (1º): 1.8 mm
- Quinta-feira (2): 23.9 mm
- Sexta-feira (3): 21.4 mm