O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento da médica pediatra Dra. Marissol Bassil (CRM-PR 12.135), ocorrido na madrugada desta quarta-feira (23) no Hospital do Rocio, em Campo Largo, onde estava internada, a exemplo do pai, que continua sob tratamento. Ela tinha 55 anos e foi mais uma vítima da Covid-19, elevando assim para 12 o total de médicos que faleceram no Paraná por causa da doença. As condolências da classe médica aos familiares, amigos e colegas de trabalho. A cerimônia de despedida será restrita.
Natural de Curitiba, a Dra. Marissol formou-se em dezembro de 1989 pela Evangélica Mackenzie, tendo se registrado no Conselho de Medicina do Paraná em maio de 1990. De acordo com nota de pesar divulgada em suas redes sociais, o Hospital Pequeno Príncipe informou que a profissional “atendia há mais de 25 anos na instituição, com relevante atuação nas emergências, sendo, inclusive, supervisora da emergência do SUS. Por fazer parte do grupo de risco, estava afastada das atividades no hospital desde o início da pandemia”.
Ainda de acordo com o HPP, a médica “também levou o seu conhecimento e amor em pediatria para outras instituições de saúde da região metropolitana de Curitiba, como o Hospital Infantil Waldemar Monastier, em Campo Largo, onde atuou como diretora-geral, e o Hospital do Rocio, também no município vizinho, onde atuava como responsável pela pediatria”. Ao solidarizar-se com a família, a hospital infantil de Curitiba reiterou que a médica, ao longo de sua trajetória, “sempre exerceu a sua função com profissionalismo, ética, personalidade de liderança e impressionante capacidade de união entre as equipes”.
A Sociedade Paranaense de Pediatria emitiu nota de pesar, a exemplo do Hospital Waldemar Monastier, onde ela foi diretora-geral e diretora técnica, e do Hospital do Rocio, onde a Capelaria indicou que era o primeiro profissional de Medicina da instituição a morrer pelo novo coronavírus, pedindo ainda orações pela recuperação do pai da Dra. Marissol e ainda de outro membro da equipe médica intensivista que estavam internados. O jornal Folha de Campo Largo também publicou nota de pesar nas redes sociais, com inúmeras manifestações de solidariedade. Até a véspera, Campo Largo registrava 3.035 casos de Covid-19, com 91% dos pacientes recuperados.
Na terça-feira (22), outro médico tinha morrido na Grande Curitiba em decorrência da Covid-19: o ginecologista e obstetra Celso Ariello (CRM-PR 7.231), que teve a cerimônia de despedida na manhã desta quarta (23) restrita à família. A perda gerou grande comoção nas redes sociais, atestando o respeito ao trabalho e dedicação do médico, que tinha 64 anos de idade e 40 de profissão, sendo responsável por centenas de partos.
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, até terça-feira (22) o total de casos de coronavírus era de 165.927, com 4.142 óbitos. Os registros mostram ainda que foram notificados 45.662 casos de suspeita de coronavírus entre os profissionais com atuação na saúde, sendo que 7.572 testaram positivo. Entre médicos, foram 650 confirmações, com 485 já recuperados. Dos 80 óbitos entre os profissionais até então, 10 eram médicos.